AERO Magazine
Busca

Violação Internacional

Caça Su-27 russo invadiu o espaço aéreo da Estônia

Governo da Estônia alega que aeronave militar estava como o transponder desligado


Caça Su-27 Flanker é uma das principais aeronaves militares de fabricação russa  | Foto: Divulgação

Um caça russo Su-27 Flanker invadiu o espaço aéreo da Estônia, no dia 29 de janeiro. A informação foi confirmada pelo governo do país, o qual alegou que a violação do espaço aéreo durou poucos instantes, mas pode ter sido deliberada.

Em uma publicação oficial do ministério da Defesa da Estônia, foi dito que o avião permaneceu no espaço aéreo por menos de um minuto. Entre as preocupações das autoridades é que o caça havia desligado o transponder, equipamento que fornece detalhes de altitude e velocidade para os controles em solo.

"O incidente ocorreu perto da ilha de Vaindloo. O caça estava voando com o transponder no modo desligado e permaneceu fora de contato com o controle de tráfego aéreo da Estônia no momento de violar a fronteira” disse o comunicado oficial.

A defesa do pequeno país báltico considera grave a ação e chegou notificar um diplomata russo sobre o ocorrido. Contudo, até o momento, não houve uma resposta de Moscou sobre esse episódio.

Caças de países da aliança militar da Otan estão no território da Estônia cumprindo missão de policiamento aéreo. Atualmente, caças F-16 da força aérea belga estão operando a partir da base aérea de Ämari. 

Os russos aumentaram a presença militar em quase todas as zonas de fronteira com ex-países soviético, especialmente os que aderiram a Otan. A movimentação ocorre há vários anos, mas ganhou novo fôlego com o aumento das tensões na Ucrânia.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Por André Magalhães
Publicado em 03/02/2022, às 13h55 - Atualizado às 19h29


Mais Notícias