AERO Magazine
Busca

Erro de alvo

Caça russo Su-34 é abatido por fogo amigo

Foguete russo derrubou acidentalmente um caça Su-34. Caso de avião abatido por fogo amigo cresce na guerra da Ucrânia


Caças-bombardeiros Su-34 estão entre os aviões mais modernos da frota russa - Divulgação
Caças-bombardeiros Su-34 estão entre os aviões mais modernos da frota russa - Divulgação

Um caça Su-34 Fullback russo teria sido abatido por fogo amigo na madrugada de hoje (18) na região ucraniana de Luhansk. As imagens que circulam nas redes sociais mostram os destroços da aeronave, com alguns detalhes que revelam sendo um caça-bombardeiro Su-34 da Rússia.

É possível perceber que o Su-34 caiu no dorso, e pegou fogo ao colidir contra o terreno, demonstrando que os pilotos possivelmente ejetaram e o avião continuou voando até perder o controle e cair.

Entretanto, ainda não foi divulgado maiores detalhes sobre o estado de saúde dos pilotos e nem a qual unidade a aeronave pertencia.

No momento, não se pode confirmar com exatidão que o Su-34 foi abatido por fogo amigo, embora existam evidências que apontam para isso. A ocorrência de abate acidental de avião amigo não é incomum em guerras. A própria Ucrânia, no começo do conflito, abateu um dos poucos Su-27 Flanker em uso por sua força aérea.

Por ora, caso confirmado oficialmente a perda do Su-34, este será o 11º caça do tipo abatido na guerra da Ucrânia, sendo que alguns foram derrubados por forças ucranianas.

O emprego de aeronaves contra a Ucrânia não é algo tão corriqueiro nesta fase do conflito, a maioria dos ataques aéreos russos estão sendo feitos mísseis de cruzeiro ou foguetes.

Tanto a Rússia, quanto a Ucrânia, tiveram perdas consideráveis de aeronaves nos quase cinco meses de intensos combates. Nesta lista é possível ver os números [confirmados] de abates de ambos os lados.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Banner

Por André Magalhães
Publicado em 18/07/2022, às 09h20 - Atualizado às 09h23


Mais Notícias