Caça Su-25 Frogfoot, apesar de antigo, é um dos principais aviões de ataques ar-solo
Um caça-bombardeiro russo Sukhoi Su-25 Frogfoot da Rússia conseguiu voltar em segurança a uma base aérea depois de ter sido atingido por um míssil lançado por Manpads (lançador de defesa aérea portátil, que é apoiado no ombro) do exército ucraniano.
Em um vídeo divulgado pelo canal oficial do Ministério da Defesa da Rússia, é possível ver imagens do avião danificado e o piloto comentando sobre o ocorrido.
O piloto relatou que avaliou o caça depois que foi atingido e decidiu desligar um dos motores. A missão contava com outra aeronave que escoltou o Su-25 até o pouso seguro na base aérea.
Apesar dos russos terem perdido ao menos seis Su-25 desde o começo do conflito, este episódio demonstra como é robusta a aeronave que tem como missão justamente ataques ar-solo.
O Su-25 Frogfoot é um equivalente direto do norte-americano A-10 Thnderbolt II. A aeronave de origem soviética fez seu primeiro voo em fevereiro de 1975 e já foi utilizado em outros conflitos russos como: Afeganistão, Geórgia e Síria.
Uma de suas características é a blindagem com 1.100 kg de armadura de titânio em comparação com 540 kg do A-10. Ambos também dispõem de proteções adicionais na cabine de pilotagem.
Por André Magalhães
Publicado em 14/03/2022, às 13h40
+lidas