Caça MiG23 soviético que pertencia ao ex-piloto da Marinha, Dan Flier caiu durante um show aéreo em Michigan
Um caça MiG-23 Flogger caiu ontem (13), durante sua apresentação no Thunder Over Michigan, em Ypsilanti, no estado de Michigan, nos Estados Unidos. O avião usado por um operador privado se tornou popular em shows aéreos.
O caça caiu em um estacionamento nas proximidades do aeroporto Willow Run, local do evento. Em vídeos que circulam as redes sociais é possível ver o momento do acidente e a ejeção dos pilotos, que passam bem.
Por questão de protocolo, eles foram encaminhados para um hospital para uma avaliação médica mais precisa. Alguns carros foram atingidos pelos destroços, mas não houve vitímas em solo.
The pilots of the MIKOYAN GUREVICH MIG-23UB (N23UB) have both ejected this afternoon during the Thunder Over Michigan Airshow pic.twitter.com/j2sLp7DLmT
— Thenewarea51 (@thenewarea51) August 13, 2023
A aeronave de fabricação soviética foi adquirida pelo ex-piloto da marinha, Dan Flier e operava em a partir de um aeroporto civil no estado do Texas.
O MiG-23 é um interceptador produzido pela URSS entre os anos de 1967 e 1985, sendo em alguns casos o substituto do MiG-21. Além disso, o avião obteve significativas vendas internacionais, entre as quais para as forças aéreas do Egito, da Índia e de Cuba.
Ver essa foto no Instagram
A compra de aviões de aviões militares para uso civil é uma realidade nos Estados Unidos e o MiG-23 não é o único modelo soviético em operação no país. Um MiG-29 Fulcrum, do bilionário Jared Isaacman, também é um dos destaques, além do MiG-17. Recentemente um T-27 Tucano, ex-força aérea francesa, também foi adquirido por um particular.
Embora os Estados Unidos não tenham restrições com a compra de aviões militares por civis, evidentemente um dos critérios para obter a licença de voo é a desmilitarização do equipamento, onde todos os sistemas de guerra são retirados.
Por André Magalhães
Publicado em 14/08/2023, às 09h30
+lidas