Primeiros caças chegam após um ano de intensos conflitos com a Rússia
Após pouco mais de um ano do início da guerra da Ucrânia, os primeiros caças doados a Ucrânia estão sendo entregues. Nesta semana os quatro MiG-29 utilizados pela Eslováquia foram enviados, confirmou o Ministro da Defesa do país.
🔴 4 STÍHAČKY #MIG29s SME ÚSPEŠNE ODOVZDALI UKRAJINSKÝM BRATOM V ZBRANI.
— Ozbrojené sily Slovenskej republiky (@ozbrojenesily) March 23, 202
🔴 WE SUCCESSFULLY HANDED OVER 4 #MIG29s FIGHTERS TO UKRAINIAN BROTHERS 🫡 @GeneralStaffUA@KpsZSU#WeAreNATOpic.twitter.com/Y5ZfpgveXe
Ao todo, o governo da Eslováquia enviará 13 caças MiG-29. Além disso, a Polônia também fornecerá alguns de seus MiG para a reposição da força aérea ucraniana. Os aviões de combate foram pilotados por aviadores urcranianos e os demais aviões serão entregues em breve.
A questão do envio de aviões de combate à Ucrânia era uma das principais discussões, mas, até então, não houve nada de concreto. O envio dos caças ocorre após uma massiva ajuda de poderosos equipamentos bélicos.
"Que eles salvem muitos vidas e ajudem a Ucrânia a defender sua terra e infraestrutura contra a agressão de Putin! Nosso suporte continuará enquanto for necessário", disse o mnistro eslováco Jaro Nad.
First 4 Slovak #MiG29s handed over to #Ukraine. May they save many #lives and help Ukraine defend its land and infrastructure against Putin's aggression! Our support will continue as long as needed. @oleksiireznikov@Slovakia_NATO@DefenceU@NATO@ZelenskyyUa#WeAreNATOpic.twitter.com/IvPb2jJ247
— Jaro Nad (@JaroNad) March 23, 2023
O envio de caças de origem soviética é crucial para o rápido emprego dos aviões pelos pilotos ucranianos que já estão familiarizados com estes jatos de comabte. Muitas vezes, foi levantada a ideia de fornecer caças ocidentais, como o norte-americano F-16 Fightning Falcon, mas isto iria exigir um intenso treinamento para os pilotos de Kiev.
Por André Magalhães
Publicado em 24/03/2023, às 11h10
+lidas