AERO Magazine
Busca

Prova real de ação

Caça mais moderno da Rússia teria sido usado na Ucrânia

Caça Sukhoi Su-57 já foi testado em combates reais na Síria enquanto estava em desenvolvimento


Os caças Su-57 de quinta geração ainda estão em fase inicial de incorporação à frota russa - TASS / Sergei Bobylev
Os caças Su-57 de quinta geração ainda estão em fase inicial de incorporação à frota russa - TASS / Sergei Bobylev

A mídia estatal russa TASS anunciou que o caça de quinta geração Su-57 foi utilizado na Ucrânia em missões de ataque. De acordo com a imprensa russa, uma fonte não revelada do complexo industrial militar revelou a informação.

"O uso de aeronaves Su-57 na Ucrânia começou duas a três semanas após o início da operação especial (sic). As aeronaves operam fora da zona de destruição ativa pelos sistemas de defesa aérea inimigos, usando armas de mísseis”, publicou a TASS.

Contudo, também foi dito pela imprensa local que não foram repassadas informações oficiais sobre este assunto, seja pelo Ministério da Defesa da Rússia ou a Força Aeroespacial (VKS, na sigla em russo).

Vale ressaltar que no começo do conflito, que já dura quase três meses, um vídeo em baixa resolução possivelmente mostrava um Su-57 Felon e circulou as redes sociais, mas não houve nenhum comunicado da defesa russa afirmando ou negando.

Entretanto, devemos lembrar que a VKS já testou o caça furtivo Felon em uma zona de combate na Síria, no ano de 2018. Na ocasião o Su-57 estava em fase avançada de desenvolvimento e não havia sido declarado operacional.

A VKS está recendo as primeiras unidades do caça. Ao todo, está previsto a entrega de 76 aeroaves, atualmente a mais moderno da Rússia.

O Su-57 é a aposta de Moscou em fazer frente ao norte-americano F-22 Raptor, ambos tem algumas similaridades, sendo a principal a furtividade aos radares e o empuxo vetorado nos bocais dos motores.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Banner Promocional

Por André Magalhães
Publicado em 20/05/2022, às 18h36


Mais Notícias