AERO Magazine
Busca

Ataque ar-mar

Caça F-15E dos EUA testa moderna bomba antinavio

Bomba atingiu navio alvo com precisão em teste no Golfo do México


Caças F-15E são frequentemente utilizados em testes de novos armamentos - USAF / Lindsey Heflin
Caças F-15E são frequentemente utilizados em testes de novos armamentos - USAF / Lindsey Heflin

A Força Aérea dos Estados Unidos (Usaf, na sigla em inglês) testou com sucesso a nova bomba antinavio JDAM GBU-31. O teste, que atingiu um navio superfície, ocorreu no Golfo do México, nessa quinta-feria (28).

"O teste é uma resposta a uma necessidade urgente de neutralizar as ameaças marítimas à liberdade em todo o mundo”, disse o coronel Tony Meeks, diretor da Diretoria de Munições da AFRL".

O experimento do novo armamento envolveu um caça F-15E Strike Eagle e contou com a participação do Laboratório de Pesquisa da Usaf e de esquadrões de testes e avaliação da força aérea norte-ameircana.

O armamento faz parte do programa de Demonstração de Tecnologia de Capacidade Conjunta, sigla em ingês: Quicksink. Este programa é feito em parceiria com a Marinha dos EUA e tem por objetivo neutralizar ameças marítimas em potêncial.

Um diferencial do programa é a aposta "no baixo custo operacional da bomba em comparação a um torpedo lançado por um submarino", resslatou Kirk Herzog, gerente do programa AFRL.

"O Quicksink é único na medida em que pode fornecer novos recursos aos sistemas de armas existentes e futuros do DOD, dando aos comandantes combatentes e nossos líderes nacionais novas maneiras de se defender contra ameaças marítimas”, disse Herzog.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Banner Promocional

Por André Magalhães
Publicado em 29/04/2022, às 14h55


Mais Notícias