O demonstrador do C-390 Millennium da Embraer transportou 18 toneladas de doações para vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul
O C-390 Millennium usado pela Embraer como plataforma de ensaios em voo e demonstrador segue atuando em apoio às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. O avião pousou hoje (16), na base aérea de Canoas, com mais de 18 toneladas de suprimentos e doações.
Esse C-390 se difere das aeronaves empregadas pela FAB por ser uma unidade destinada a testes e ensaios, além de voar pelo mundo como demonstrador. Embora ostente as cores da força aérea, o propósito do avião é funcionar como uma plataforma de engenharia.
Há uma semana, a Embraer, em conjunto com o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), tem atuado de forma conjunta para ampliar o apoio às cidades gaúchas que enfrentam uma grave calamidade pública.
Em nota, a Embraer estima que as doações feitas por iniciativa dos funcionários, pelo pessoal do DCTA e do Colégio Embraer, devem chegar às 100 toneladas. A carga deverá ser transportada justamente pelo C-390 da própria Embraer.
Por meio do Instituto Embraer, em parceria com a ONG Visão Mundial Brasil, a coordenação da distribuição das doações com a Defesa Civil do Rio Grande do Sul foi realizada.
A ação humanitária atual faz parte do programa 'Emergência Climática', criado pelo Instituto Embraer, que já apoiou famílias impactadas pelas chuvas no Recife em 2022 e no litoral Norte de São Paulo no ano passado.
Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 16/05/2024, às 12h00
+lidas