FAB realizou o lançamento de mais de 600 mil litros de água com o C-130 para conter incêndios florestais no Chile
A Força Aérea Brasileira (FAB) encerrou, no último dia 2, o auxílio aos combates aos incêndios florestais que atingiram a cidade de Concepción, no Chile, que causou diversas mortes e prejuízos econômicos.
O Brasil enviou ao país vizinho um C-130 Hercules, pertencente ao Primeiro Grupo de Transporte (Esquadrão Gordo) e que estava equipado com o sistema de combate a incêndio MAFFS, que permite lançar até 12.000 litros de água.
Entre o 9 de fevereiro e o final da missão foram lançados mais de 636.000 litros de água, em mais de 40 horas de voo.
"É uma missão bastante desafiadora, em virtude de ter como característica lançamentos baixos, próximo ao relevo, assim como demanda a coordenação de trafego aéreo, já que são muitos tráfegos lançando na mesma localidade, o que exige muito da tripulação”, disse Leonardo Pacheco Martins da Silva, comandante do C-130 Hercules.
O sistema MAFFS pesa 770 quilos e tem dois tubos lançadores de água, que através de uma bomba pressuriza a água e lança poderosos jatos para fora do avião. O sistema fica na rampa traseira do C-130 e pode ser montado ou retirado sem grandes esforços.
Não é a primeira vez que a FAB envia aeronave para combates a incêndios no Chile, que historicamente sofre com queimadas florestais. Por exemplo, em 2014 e 2017, aviões C-130 Hercules foram empregados pelo Brasil em ajuda ao país sul-americano.
Por André Magalhães
Publicado em 08/03/2023, às 09h45
+lidas