AERO Magazine
Busca

Experimental

SpaceX realiza 10.º voo de teste do Starship com avanços em satélites e escudo térmico

No décimo voo de teste, o Starship da SpaceX lançou satélites simulados Starlink e testou novo escudo térmico reutilizável


Décimo voo experimental da espaçonave marcou avanços em tecnologia de lançamentos, satélites Starlink e proteção térmica reutilizável - Divulgação
Décimo voo experimental da espaçonave marcou avanços em tecnologia de lançamentos, satélites Starlink e proteção térmica reutilizável - Divulgação

A SpaceX realizou na última terça-feira (26), o décimo voo de teste do sistema Starship, alcançando marcos inéditos no desenvolvimento da espaçonave. O foguete de 123 metros de altura decolou durante à noite a partir da base Starbase, no sul do Texas.

Poucos minutos após o lançamento, o propulsor Super Heavy liberou o estágio superior Starship a dezenas de quilômetros de altitude.

Teste de satélites simulados

Cerca de trinta minutos após a decolagem, o Starship realizou com sucesso a primeira liberação de satélites simulados Starlink em órbita. O sistema de dispensadores, comparado a um “dispensador de balas Pez”, ejetou oito unidades de teste.

A validação da tecnologia é considerada estratégica para a SpaceX, já que a espaçonave deverá sustentar o futuro das operações comerciais de lançamento da empresa.

Escudo térmico em avaliação

O voo também serviu para validar novos painéis do escudo térmico reutilizável. Durante a reentrada supersônica sobre o Oceano Índico, aproximadamente uma hora após o lançamento, a espaçonave colocou à prova mosaicos hexagonais de revestimento projetados para resistir a múltiplos voos sem substituição.

Elaborar um escudo orbital reutilizável é talvez o maior desafio técnico, tanto para a nave quanto para o propulsor”, disse Elon Musk, fundador da SpaceX, em uma transmissão ao vivo na última segunda-feira (25).

Missão e resultado final

Após o teste do escudo, o veículo de 52 metros de altura executou uma descida controlada e pousou verticalmente na superfície oceânica a oeste da Austrália. Em seguida, tombou e explodiu, em um desfecho esperado pela equipe técnica, ativado provavelmente pelo sistema de terminação de voo.

Importância para o futuro

O desempenho representou avanço relevante em relação a tentativas anteriores, que falharam em estágios iniciais. O Starship é o sistema escolhido pela NASA para levar astronautas à Lua no programa Artemis e faz parte da visão de Musk de estabelecer transporte humano interplanetário, incluindo futuras missões a Marte.

Por Marcel Cardoso
Publicado em 27/08/2025, às 08h49


Mais Notícias