A entrega da aeronave faz parte de um contrato plurianual entre a Bombardier e a Força Aérea dos EUA
A divisão de defesa da Bombardier anunciou na última quinta-feira (31), a entrega da oitava aeronave Global para o programa Battlefield Airborne Communications Node da Força Aérea dos Estados Unidos.
O movimento faz parte de um contrato plurianual previamente anunciado entre a Bombardier e a USAF, com um valor total potencial estimado em US$ 465 milhões (R$ 2,72 bilhões). Até o momento, a empresa já entregou sete unidades para o programa, sob outros acordos, e uma nona entrega está prevista para 2025.
“A velocidade, agilidade e baixos custos operacionais dos nossos jatos Global os tornam ideais para missões especializadas voltadas para o fortalecimento das iniciativas de segurança nacional e internacional, como o programa crítico BACN”, disse Jean-Christophe Gallagher, Vice-Presidente Executivo de Vendas de Aeronaves e da Bombardier Defense.
A aeronave do programa, denominada E-11A, é uma plataforma de comunicação que melhora a consciência situacional e a interoperabilidade entre as forças. Conhecida como “Wi-Fi no céu”, a aeronave equipada com o sistema BACN atua como um portal de comunicação em alta altitude, retransmitindo ou conectando dados e comunicações de voz entre forças aéreas e terrestres. Essa capacidade permite superar obstáculos físicos como montanhas, terrenos acidentados e grandes distâncias.
Por Marcel Cardoso
Publicado em 01/11/2024, às 14h57
+lidas