AERO Magazine
Busca

Passado e Presente

Bombardeiros dos EUA participam de histórica cerimônia na Inglaterra

B-1B Lancer realizaram voos com caças F-15 e F-35B durante a homenagem


Bombardeiros norte-americanos fazem uma grande presença em bases na Europa | Foto: RAF

Bombardeiros norte-americanos B-1B Lancer realizaram sobrevoos sobre o território da Inglaterra em homenagem aos 80 anos da famosa unidade da Oitava Força Aérea, que tem sua história forjada durante a 2º Guerra Mundial.

Os B-1B Lancer partiram da base aérea de Ellsworth, na Dakota do Sul, Estados Unidos, para as devidas comemorações histórias. As aeronaves fizeram voos em formação com caças F-15 dos EUA, baseados no território britânico, e com um caça F-35B inglês.

"A Oitava Força Aérea tem uma longa e rica história que remonta à Segunda Guerra Mundial. Este voo não apenas significa a longevidade e o alcance da força de bombardeiros dos Estados Unidos, mas também presta homenagem aos nossos aliados do Reino Unido”, disse Andrew Gebara, major general da Oitiva Força Aérea.

Durante a 2º guerra mundial a Oitava Força Aérea – subordinada a Usaf (Força Aérea dos EUA) - utilizou o vetreno P-51 Mustang em diversos conflitos.

O papel desta unidade durante a grande guerra foi bombardear instalações inimigas na França, Países Baixos e Alemanha.

 No ano de 1944, chegaram a ter na referida unidade mais de 200.000 membros e a base poderia despachar mais de 1.000 bombardeiros quadrimotores, como o os clássicos B-24 Liberator ou então o B-29 Superfortress.

Hoje, a Oitava Força Aérea continua na ativa, mas é conhecida como Forças Aéreas Estratégicas dos Estados Unidos na Europa, a unidade norte-americana desempenha diversas atividades estratégicas do interesse de Washington no velho continente.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Por André Magalhães
Publicado em 02/02/2022, às 12h55 - Atualizado às 19h15


Mais Notícias