Exercício militar na Índia reúne diversos caças e tem a presença dos bombardeiros B-1B Lancer pela primeira vez
Bombardeiros B-1B Lancer dos Estados Unidos estão participando de um exercício aéreo na Índia, em um treinamento conjunto entre as forças aéreas dos dois países.
O exercício Cope India 2023 marca a primeira vez que os bombardeiros B-1B participam de missões militares conjuntas na Índia, após terem participado do shoe aéreo Aero India 2023 e dois anos antes.
As aeronaves em questão são pertecentes a base aérea de Ellsworth, na Dakota do Sul, um dos braços da aviação de bombardeiros da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF, na sigla em inglês).
O treinamento em conjunto entre indianos e norte-americano está em sua segunda fase, que ocorre até o dia 21 deste mês, nas estações aéreas de Panagarh e Kalaikunda, região ocidental do país. Ainda participam do exercício os caças F-15E, também dos EUA, e os Su-30 MKI, Rafale, Tejas e Jaguar, dá Índia.
"O Cope India oferece uma oportunidade única para promover a compatibilidade entre nossas forças e desenvolver nossas forças coletivas para aumentar nossas capacidades", explicou Biren Oberoi, diretor de exercícios do Cope India 2023 nos EUA.
O exercício binacional foi criado em 2004, visando o fortalecimento geopolítico entre duas nações que também contam com armamento nuclear. Em anos anteriores a USAF enviou F-15, F-16, C-130H, C-130J e C-17.
Por André Magalhães
Publicado em 17/04/2023, às 11h00
+lidas