Azul passa a oferecer 15 mil assentos por semana em rota inédita entre Congonhas e Brasília
Com o dobro de direitos de pousos e decolagens, denominados slots, a Azul Linhas Aéreas aumentou sua participação no aeroporto de Congonhas. A transportadora ampliou de 41 para 84 suas autorizações no terminal central de São Paulo.
De olho na demanda corporativa, a Azul retomou suas ligações para Curitiba, Porto Alegre, além de incrementar as operações na ponte aérea para o Rio de Janeiro e fortalecer a ligação com seu centro de conexões no aeroporto de Confins, na grande Belo Horizonte.
A grande novidade da Azul em Congonhas é a criação da rota direta com Brasília. Inédita na malha da empresa, é umas das principais ligações do país, atrás apenas da ponte aérea Rio-São Paulo.
Desde o último dia 27 de março, a companhia opera 14 voos diários para a capital federal, são sete operações em cada sentido. Os serviços entre as duas cidades são operados com aeronaves A320neo, configuradas para até 174 passageiros.
Ao todo, a Azul oferta 15.660 assentos na rota, excluindo os ajustes realizados durante a semana, a capacidade da companhia pode chegar a 17.052.
Líder em capacidade na rota, a Gol oferece 26 voos por dia entre Congonhas e Brasília e pode ofertar até 33.852 assentos por semana, considerando a configuração de seus 737-800 e 737 MAX 8. Já a Latam possui quatro operações a menos que a rival, e oferta 22 voos diários para a capital federal, totalizando 27.104 assentos, considerando o A320 para até 176 passageiros.
Tanto a Gol como a Latam operam um importante centro de conexões (hub) em Brasília, a líder na ligação direta entre os dois aeroportos oferece inclusive um serviço especial para os voos internacionais para Miami e Orlando, com saídas a partir de Congonhas com uma parada no planalto central.
Antes das novas autorizações em São Paulo, a Azul operava 19 voos diários em Brasília para cinco destinos: Campinas, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife e Cuiabá.
Por Wesley Lichmann
Publicado em 13/04/2023, às 12h20
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