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Alto investimento

Boeing vê ganho econômico bilionário caso Índia escolha o F/A-18

Marinha da Índia quer 57 novos caças navais e a Boeing afirma que o país terá ganho econômico de US$ 3,6 bilhões


Atualemente, apenas os Estados Unidos utilizam o F-18 Super Hornet em operações navais - Divulgação
Atualemente, apenas os Estados Unidos utilizam o F-18 Super Hornet em operações navais - Divulgação

A Boeing revelou que, caso a Índia compre seus caças F/A-18E/F Super Hornet, haverá bons proveitos econômicos na indústria aeroespacial local, com ganhos estimados em US$ 3,6 bilhões nos próximos 10 anos.

O famoso caça naval norte-americano é um dos canditados na disputa para equipar a futura frota aeornaval da Marinha da Índia, que planeja adquirir até 57 novos aviões. Na disputa está o francês Dassault Rafale M, a versão naval do Rafale, e usado atualmente apenas pela Marinha da França.

Dois caças F/A-18E/F Super Hornet concluiram recentemente testes na estação naval indiana Hansa, em Goa, região no oeste da Índia próximo do Mar Arábico. Nos experimentos foi verificado a capacidade dos Super Hornet em decolar a partir de uma ski-ramp utilizado nos porta-aviões da Índia. 

O sistema de ski-ramp se diferente das catapultas, usada por exemplo, pela Marinha dos Estados Unidos, na operação com o F/A-18. O avião corre pelo deck do navio, avançando sobre a rampa, que permite o caça atingir o ângulo de máxima sustentação, iniciando seu voo com menor velocidade. 

No vídeo compartilhado pela própria Boeing é possível ver o caça decolando a partir de um ski-ramp. Os F/A-18 foram projetados para operar basicamente em navios com sistema de catapulta, mas os ensaios comprovaram a capacidade de operar no sistema de rampa, comum na maior parte das marinhas do mundo.

A versão oferecida pela Boeing aos indianos é a Block III, a mais recente do caça, com as mais modernas tecnologias embarcadas.

O Rafale já realizou testes com os militares indianos no ano passado, obtendo bons resultados, embora também tenha sido projetado para operar originalmente com sistema de catapultas.

Vale acresentar que o Rafale é utilizado pela força aérea indiana, o que alguns analistas apontam que pode pesar de maneira favorável na decisão. Da mesma forma, a Boeing é fornecedora dos aviões de patrulha P-8 Poseidon da marinha indiana.

Atualmente a marinha indiana utiliza os já obsoletos MiG-29K, uma versão exclusivamente dedicada as operações navais do veterano caça soviético, e que será substituido no futuro por um novo vetor de caça.

A Índia tem buscado ampliar seu leque de fornecedores militares, evitando problemas futuros com embargos ou problemas de assistência pós-venda. Atualmente operam no país diversos tipos de aviões, produzidos por vários países, como Estados Unidos, França, Rússia e a própria Índia.

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Redação
Publicado em 25/08/2022, às 11h30


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