Os voos de testes com o Boeing 777X poderão ser retomados ainda em janeiro
A Boeing pode retomar os voos de teste do novo 777-9, interrompidos desde agosto de 2024 após problemas no sistema thrust link (o elo estrutural que fixa o motor na asa) ainda em janeiro, mas a data exata ainda não foi confirmada.
A campanha de testes foi suspensa após a identificação no rompimento dos elos estruturais em todas as quatro aeronaves de teste. Nenhuma delas voa desde 8 de setembro de 2024, quando o avião de matrícula N779XY foi transferido de Kona (KOA), no Havaí, para Seattle (BFI), o principal aeroporto usado pela Boeing na campanha de ensaios de voo.
Os outros aviões da frota de teste, de matrículas N779XX e N779XW, realizaram seus últimos voos em 9 e 12 de agosto, respectivamente. Já o N779XZ está fora de operação desde novembro de 2021.
"Precisamos dar tempo à equipe para avaliar a situação e, então, traçar um caminho a seguir", disse Brian West, diretor financeiro da Boeing, durante a conferência Morgan Stanley Laguna, realizada em setembro.
West também destacou que a empresa pausou imediatamente os voos de testes e iniciou uma investigação para identificar a causa do problema e encontrar soluções. Após o retorno do N779XY ao território continental dos Estados Unidos, os engenheiros começaram a implementar soluções nos componentes afetados.
Os atrasos geraram impacto no cronograma de entrada em serviço do 777-9, que passou de 2025 para 2026. O modelo cargueiro 777-8F também teve sua estreia adiada para 2028. A previsão inicial era que o 777-9 entrasse em serviço em 2020.
Esses contratempos obrigaram a Boeing a assumir uma despesa de US$ 2,6 bilhões (R$ 15,6 bilhões) ante impostos, refletindo as novas estimativas relacionadas à certificação do 777X e à greve de trabalhadores entre setembro e novembro.
Antes do problema com elos estruturais, a Boeing já havia avançado na certificação do 777-9. Em julho de 2024, a empresa obteve a Autorização de Inspeção de Tipo (TIA) da agência federal de aviação dos Estados Unidos (FAA) e iniciou os testes com representantes do órgão a bordo.
Segundo a FAA a Boeing tem autorização para certificar os novos 777 como uma emenda ao certificado existente, diante as “inspeções de conformidade, certificação de aeronavegabilidade e testes de voo necessários para atender a determinados requisitos de certificação de tipo”.
Por Marcel Cardoso
Publicado em 16/01/2025, às 09h16
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