AERO Magazine
Busca

Devolução dentro de 22 horas

Boeing entrega aviões para a Qatar Airways e empresa os devolve 22 horas depois

Quatro 787-9 chegaram ao Catar sem a classe executiva instalada e retornaram para os Estados Unidos para montagem final


Os quatro 787-9 Dreamlines da Qatar Airways não dispunham da classe executiva instalada

A entrega de quatro 787-9 Dreamliners na última semana de dezembro foi marcada por seu ineditismo: os aviões foram entregues sem a classe executiva e foram devolvidos 22 horas depois. O inusitado fato ocorreu no último dia 27 de dezembro, quando a Qatar Airways recebeu os aviões novos de fábrica, mas os devolveu a Boeing menos de um dia após seu pouso em Doha, capital do Catar.

A Boeing apressou para entregar os aviões dentro do cronograma estabelecido, visando manter sua meta de 2019 em relação ao programa 787 Dreamliner. Todavia, os aviões não dispunham do interior completo, faltando a instalação da cabine executiva QSuites, recém lançada pela Qatar Airways.

LEIA TAMBÉM

Após a entrega os aviões retornaram aos Estados Unidos, voando para Victorville, na Califórnia, onde devem receber as novas suítes. Segundo fontes consultadas pela AERO Magazine, a instalação da QSuíte no 787 não está disponível, por um atraso no fornecedor do equipamento, algo fora do controle da Boeing. Todavia, não se sabe se a fabricante norte-americana acertou a entrega com a Qatar Airways com as aeronaves incompletas. A ação pode ter sido uma estratégia para ambos cumprirem suas metas, de entrega e recebimento, ou apenas uma falha na cadeia de logística.

As novas QSuites foram criadas para a frota de Airbus A350, Boeing 777 e 787 da Qatar Airways. Todavia, a fuselagem ligeiramente mais estreita do 787 exigiu um redesenho pontual dos equipamentos, visando sua instalação na aeronave. A mudança pode ser a causa do atraso na instalação das poltronas da classe executiva.

Não existe uma data formal para o reenvio dos aviões para o Catar, o que deve ocorrer no primeiro trimestre de 2020.

NOTA: Procurada, a Boeing não respondeu até o fechamento desta edição.

ASSINE AERO MAGAZINE COM ATÉ 76% DE DESCONTO

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 03/01/2020, às 19h01


Mais Notícias