AERO Magazine
Busca

Ameaças futuras

Marinha do EUA deverá contar com tecnologia de mísseis Ramjet

Sistema desenvolvido em parceria com a Boeing deverá apresentar um demonstrador de tecnologia


Marinha norte-americana espera contar com mísseis hipersônicos já na próxima década

A Boeing e a Marinha dos Estados Unidos (US Navy) farão uma série de demonstrações para apresentar a nova tecnologia de misseis com propulsão ramjet. A intenção é ampliar a vantagem de resposta e ação com ataques aéreos mais eficientes contra as ameaças que devem surgir já na próxima década.

O programa SPEAR (Supersonic Propulsion Enabled Advanced Ramjet), prevê um sistema de misseis propulsados por um motor ramjet, que oferece elevada velocidade e construção simplificada, mais leve que os motores a combustível sólido.

A Boeing obteve um contrato de US$ 30 milhões para desenvolver um projeto que permita a identificação de requisitos para futuros mísseis hipersônicos lançados do ar, utilizando especialmente a frota de F/A-18 Super Hornets, além de poder ser adicionado as outras aeronaves de combate da marinha dos Estados Unidos.

O objetivo é determinar os requisitos técnicos de sistemas de ataque embarcado em porta-aviões, empregando misseis de alta velocidade contra alvos em terra ou no mar.

“O demonstrador de voo SPEAR fornecerá ao F/A-18 Super Hornet e ao grupo de ataque [embarcado no] porta-aviões melhorias significativas no alcance e na capacidade de sobrevivência contra sistemas avançados de defesa”, disse Steve Mercer, gerente do programa SPEAR da Boeing.

A intenção é aproveitar a eficiência dos motores ramjet em grandes velocidades, combinando em uma arma capaz de vencer qualquer contramedida e atingir com sucesso uma série de alvos.

Por Gabriel Benevides
Publicado em 22/10/2020, às 10h00 - Atualizado às 15h21


Mais Notícias