AERO Magazine
Busca

737 MAX é o principal produto

Boeing atingiu meta de entrega de aviões para 2023

Boeing entregou 528 aviões e obteve 1.314 pedidos durante o ano de 2023


MAX liderou em entregas e novos pedidos - Boeing
MAX liderou em entregas e novos pedidos - Boeing

A Boeing entregou 67 aviões comerciais e derivados militares em dezembro passado, atingindo a meta de entrega para o ano de 2023. 

Durante os doze meses do ano passado, a Boeing entregou 528 aviões e acumulou pedidos líquidos, excluindo cancelamentos e conversões, para 1.314 aeronaves, liderados pelos bimotores de fuselagem estreita da família 737 MAX.

As companhias aéreas receberam um total de 387 exemplares do MAX, enquanto outras 987 unidades do modelo foram comercializadas, seguido pelos jatos Dreamliner, com 73 entregas e 313 encomendas.

Embora enfrente problemas com seu principal fornecedor, a Spirit AeroSystems, e em meio aos esforços para estabilizar sua produção, 2023 mostrou-se um ano positivo para a Boeing. 

A necessidade de reparos no MAX, depois da indentificação de furos fora das especificações na seção traseira da fuselagem do jato, impactou no volume de entregas. A empresa reduziu sua meta no final do terceiro trimestre, quando reportou prejuízo.

Questionamentos sobre a qualidade dos processos de manufatura do 737 voltaram depois que uma seção da fuselagem de um avião da Alaska Airlines saiu em pleno voo na última sexta-feira. A Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA, na sigla em inglês), determinou a suspensão temporária dos voos operados com o MAX 9 no país.  A medida adotada por grande parte dos demais reguladores, afeta uma frota de 214 jatos.

A depender das investigações, o incidente pode representar o primeiro desafio do ano para a tradicional fabricante. A Boeing divulgará os resultados financeiros do quarto trimestre de 2023, no dia 31 de janeiro.

Por Wesley Lichmann
Publicado em 09/01/2024, às 14h00


Mais Notícias