A Bell desenvolve para a DARPA a aeronave SPRINT, com rotores rebatíveis e propulsão a jato, visando alta velocidade e operações VTOL em cenários críticos
O programa Speed and Runway Independent Technologies (SPRINT), da DARPA, a agência de defesa dos Estados Unidos, prevê uma aeronave com capacidade de operar em altas velocidades, combinada com decolagem e pouso vertical (VTOL). O conceito é similar ao existente no programa V-22 Osprey, mas busca uma aeronave mais flexível, manobrável e segura.
Uma das soluções aprovadas pela agência foi criada pela Bell Helicopters, combinando propulsão a jato para o voo de cruzeiro com rotores rebatíveis que garantem operações de decolagem e pouso vertical. Essa configuração híbrida promete permitir que os rotores sejam recolhidos em voo, reduzindo o arrasto e otimizando a eficiência aerodinâmica em altas velocidades.
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Embora complexo e, até certo ponto, lembrando cenas de filmes de ficção científica, a Bell foi selecionada para a Fase 2 do programa SPRINT e agora avançará para a construção e os testes em solo do demonstrador da série X-plane, com voos experimentais previstos para a fase final.
Lançado em 2022, o SPRINT busca aliar a agilidade operacional dos helicópteros ao alcance e à velocidade de aeronaves convencionais, com potencial para substituir a frota atual da família Black Hawk, em serviço desde o final dos anos 1970.
O conceito da Bell se destaca frente a plataformas como o tiltrotor V-22 Osprey ou o F-35B com decolagem vertical, ao propor um sistema híbrido em que os rotores são usados apenas para manobras VTOL e permanecem recolhidos durante o cruzeiro em alta velocidade, quando a propulsão é fornecida pelos motores a jato.
Nos últimos anos, a Bell realizou marcos importantes no desenvolvimento da tecnologia stop/fold, incluindo testes de pista em alta velocidade no Novo México, em 2023, e avaliações em túnel de vento no início de 2024.
O projeto conta com variantes tripuladas e não tripuladas, atendendo a missões de operações especiais, logística e vigilância, especialmente em cenários de combate distribuído, como o Indo-Pacífico, considerado o mais crítico e com maior potencial de conflito nos próximos anos.
Com uma trajetória que inclui programas experimentais como o XV-3, XV-15 e V-280 Valor, a Bell mantém a expectativa de que o demonstrador inaugure uma nova era de aeronaves com flexibilidade operacional e desempenho de alta velocidade. Contudo, o projeto ainda não tem uma data definida para avançar para a produção em série.
Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 21/07/2025, às 14h00
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