Nova base da Antonov ficará em aeroporto referência no transporte de cargas na Europa
A base de cinco aeronaves do modelo An-124-100, da Antonov Airlines, foi migrada temporariamente para o aeroporto de Leipzig (LEJ), na Alemanha, devido à impossibilidade de fazer voos internacionais a partir da Ucrânia, sede do fabricante.
O trabalho da filial da divisão de transporte aéreo foi organizado no local, bem como a base técnica para fornecer a manutenção destas unidades. Em LEJ, a Antonov pode manter a capacidade de atender operações comerciais, governamentais e humanitárias, fazendo o transporte de cargas superpesadas e superdimensionadas.
A mudança foi motivada pela destruição do aeroporto internacional de Gostomel (GML), em Kiev, por tropas russas. O fabricante ainda terá de avaliar como transferir peças de reposição e motores eventualmente intactos após os ataques, bem como transferir seus funcionários, alguns deles altamente qualificados.
Atualmente, Leipzig é o quarto maior centro de carga aérea da Europa, com um volume de cerca de 1,6 milhão de toneladas movimentadas anualmente. Só entre janeiro e março, este volume ultrapassou as 385 mil toneladas.
Marcel Cardoso
Publicado em 19/05/2022, às 12h20
+lidas