Milhares de pessoas puderam ver de perto apresentações de aeronaves militares dos EUA
Os céus da famosa cidade de Las Vegas, conhecida por seus cassinos e eventos, ficaram movimentados no último final de semana com show aéreo da base de Nellis. Em voo estavam os caças F-22 Raptor e F-35 Lightning II, que fizeram shows individuais demonstrando a elevada manobrabilidade.
A programação mobilizou milhares de pessoas para a base aérea, que fica localizada nos arredores da cidade. Um dos pontos altos do evento foi a demonstração combinada de armas, com simulação de combate tanto em voo quanto em solo.
A Marinha norte-americana esteve presente com seus F/A-18 Super Hornet, que realizaram uma série de apresentações mostrando as capacidades da aviação naval.
Além disso, público teve a oportunidade de conhecer de perto algumas aeronaves expostas no pátio, como caças F-15, F-16, F-22, F-35 e F/A-18 Super Hornet. Bem como aviões cargueiros como o C-5M Galaxy e o bombardeiro B-1B Lancer, dentre outras atrações.
Os Thunderbirds, a esquadrilha de demonstração da USAF, fechou a programação de ambos os dias. O time acrobático que opera caças F-16 Fightning Falcon, tem sua sede justamente em Nellis, o que possibilitou uma apresentação "em casa".
Nellis é uma das principais bases da Força Aérea dos Estados Unidos, que além de abrigar importante esquadrões, é uma das sedes do exercício aéreo Red Flag. Esta operação ocorre várias vezes ao ano e recebe caças de todo o país e de nações aliadas convidadas.
Embora esteja ao lado de Las Vegas, a base de Nellis é uma das mais restritas da USAF, com visitas controladas e raramente autorizadas. Outro local pouco acessível para não-militares é a não tão distante Edwards, na Califórnia, que também tem programações de "portões abertos" em algumas poucas ocasiões do ano.
Por André Magalhães
Publicado em 07/11/2022, às 09h00