AERO Magazine
Busca

Imprudência e irresponsabilidade

Balões caíram em aeroportos do Rio e de São Paulo

Aeroportos de Viracopos e Santos Dumont registraram quedas de balões, na manhã de domingo (7)


A soltura de balões representa um risco em potencial para a segurança da aviação - Reprodução/Aviation TV
A soltura de balões representa um risco em potencial para a segurança da aviação - Reprodução/Aviation TV

O último domingo (7), foi marcado pela queda de balões nos aeroportos Santos Dumont (SDU), no Rio de Janeiro, e de Viracopos (VCP), em Campinas, no interior de São Paulo.

Os casos aconteceram no início da manhã, quase que ao mesmo tempo. No Rio, o objeto caiu próximo à cabeceira da pista (RWY) 20L, provocando o atraso do pouso de dois voos da Azul Linhas Aéreas, até que ele fosse retirado do local. Em Viracopos, segundo a Agência Brasil, o aeroporto precisou ser fechado por nove minutos, por volta das 8h (Brasília), por conta da queda de dois de sete balões que sobrevoavam o local. 

queda de balão no SDU
Ocorrências no Santos Dumont (foto) e em Viracopos aconteceram quase simultaneamente - Foto: Reprodução/Aviation TV.

A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) já havia feito alertas sobre o perigo destes objetos para a aviação. A sua soltura é crime previsto na Lei de Crimes Ambientais, de 1998.

É difícil realizar flagrantes ou identificar autores depois da soltura. O que precisamos, cada vez mais, é compreensão quanto aos diversos riscos gerados e participação dos cidadãos na realização de denúncias às autoridades policiais”, disse Eduardo Sanovicz, hoje presidente executivo do Conselho Deliberativo da entidade, em 2018.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Banner

Por Marcel Cardoso
Publicado em 08/05/2023, às 06h41


Mais Notícias