Restrições nas operações de Fernando de Noronha restrigem voos com jatos e a Azul fará mudanças para voar apenas com o ATR
A Azul Linhas Aéreas anunciou mudanças nas suas operações em Fernando de Noronha. As alterações começam em 12 de outubro, quando os voos entre Recife e o arquipélago serão realizados apenas com os ATR 72-600.
A medida atende as novas normas da ANAC que alteraram as autorizações operacionais em Fernando de Noronha. A degradação do asfalto da pista foi considerada severa e de elevado grau de risco para operações com jatos.
A Azul afirmou, em nota, que a decisão foi tomada após análise técnica das condições da pista e reuniões com autoridades, incluindo agentes da ANAC. A empresa afirmou que apoia a decisão, que visa segurança das operações, e vai continuar trabalhando durante todo o processo de alteração da operação e de melhoria da infraestrutura da pista.
“Reforçamos nosso compromisso com a segurança das operações e todos os esforços para retomada das operações sem restrições em Fernando de Noronha”, afirmou a Azul em nota.
A Anac afirmou que a mudança na norma ocorreu após a verificação da degradação severa do asfalto, que compromete a capacidade de frenagem dos aviões a jato, devido seu maior peso e velocidade, assim como oferece risco de ingestão de detritos pelos motores.
Já a operação com aeronaves ATR72-600, mais leves e com motores altos, a operação segue segura.
A Azul ainda afirmou que está trabalhando com o governo de Pernambuco e a administração do aeroporto para garantir os esforços para a melhoria da infraestrutura no local.
Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 07/10/2022, às 18h41
+lidas