AERO Magazine
Busca

Avião-robô

Avião-robô em testes no espaço aéreo britânico

Experiências servem para refinar sistemas que controlam aeronaves autônomas


Um turbo-hélice britânico BAe Jetstream 31 modificado vai voar de modo autônomo na rota Inverness – Lancashire em um programa previsto de 17 voos. Pilotos humanos realizarão as decolagens e os pousos antes de liberar por completo o comando do avião-robô, enquanto navega os 482 km que separam as duas regiões.

Os testes envolvem os software de pilotagem e os sistemas de sensores que monitoram as nuvens e a presença de outras aeronaves. Para a autopilotagem o Jetstream utilizará dados de satélites bem como os sistemas de identificação embarcados como transponders.

 Além disso, a aeronave é equipada com uma câmera que pode “enxergar” outros usuários do espaço aéreo, mesmo que estes não emitam sinais de aviso. A câmera também monitora os céus no entorno para detectar o mau tempo ou cobertura pesada de nuvens, permitindo à aeronave o ajuste da rota para evitar turbulência e outros desafios.

Em seu voo autônomo, o Jetstream seguirá uma rota em espaço aéreo não-congestionado a uma altitude de 4.500 m com duração em torno dos 90 minutos. A finalidade dos testes com o avião-robô é a de verificar a possiblidade de fazer voar os sistemas não-tripulados em ambientes altamente controlados no Reino Unido

Ernesto Klotzel
Publicado em 08/12/2016, às 11h04 - Atualizado em 09/12/2016, às 10h21


Mais Notícias