Avião da Cathay Pacific pode ter escapado de míssil de acordo com vídeo em rede social
Um avião de passageiros pode ter escapado de míssil nas proximidades do Mar do Sul da China. As imagens feitas na cabine dos pilotos de um Boeing 777 da Cathay Pacific, mostrou o aparente lançamento de um míssil enquanto a aeronave estava em voo de cruzeiro.
A fellow Airline Pilot friend just sent me this from one of his colleagues at a foreign airline. They were over the South China Sea & were issued a last-minute hectic call from ATC: “turn left 90 degrees immediately!!” Chinese sea launched ballistic missile from a PLAN Submarine! pic.twitter.com/Zf1lf1zCu3
— Captain Overnight (@jchovernut) May 24, 2022
O vídeo com o disparo do míssil foi divulgado por um piloto da companhia aérea Allegiant Air, na última terça-feira (24).
“Eles estavam sobre o Mar do Sul da China e foi emitido uma ordem exaltada de última hora da torre de controle (sic) mais próxima: 'vire à esquerda 90 graus imediatamente!”, diz a mensagem em uma rede social.
Não se sabe quando ou onde exatamente o vídeo foi filmado, mas não foi encontrado nenhum Notam recente ou qualquer relato de lançamento de mísseis ou foguetes de algum tipo na região.
Todavia, alguns lançamentos de armas na região ocorreram sem aviso prévio, em especial por alguns países com regimes fechados.
O que se sabe, porém, é que o Exército de Libertação Popular (o exército chinês), havia anunciado que faria exercícios no Mar do Sul da China entre os dias 19 e 23 deste mês. Antes disso, em 7 de maio, a Coreia do Norte lançou um míssil balístico a partir de um submarino, mas no Mar do Leste, distante do suposto local do flagrante.
Em 2017, a tripulação de um avião, também da Cathay Pacific, voando pelo norte do Japão, flagrou um teste de míssil norte-coreano.
Marcel Cardoso
Publicado em 30/05/2022, às 18h15
+lidas