AERO Magazine
Busca

Notícias

Aviação executiva


Fotos: divulgação

Novo Cessna Citation M2

A Cessna Aircraft Company acaba de apresentar um novo integrante de sua família de jatos, o Citation M2, que preenche uma lacuna entre o Mustang e a família CJ. O mock-up do novo modelo participa da NBAA deste ano. Segundo o fabricante, o jatinho contará com painel Garmin G3000 e par de motores Williams International FJ44-1AP-21, cada um com 1.965 libras de empuxo. O design de cabine do M2 é novo.

O avião terá uma estrutura de alumínio com cauda em "T" e asas retas. Ele terá espaço para dois tripulantes e até seis passageiros. Nos Estados Unidos, custa US$ 4,195 milhões. O novo Citation terá velocidade máxima de cruzeiro de 741 km/h e alcance de 2.408 quilômetros. O avião poderá operar em pistas de menos de 991 metros e subir a 41.000 pés em 24 minutos.

Simulador fly-by-wire do Legacy 500

A Embraer exibiu um simulador do sistema de comandos eletrônicos (fly-by-wire) do novo Legacy 500 na BGAD 2011, feira de aviação geral e executiva realizada em setembro em Cambridge, no Reino Unido. O novo avião desenvolvido pela empresa brasileira está em fase final de montagem, em preparação para o início do programa de teste em voo. A Embraer também levou o Phenom 300 para a exibição estática da BGAD.

Cinco mil Cirrus

A Cirrus Aircraft acaba de entregar a aeronave de número cinco mil a um cliente norte-americano, o N5000J. O proprietário também já encomendou um SF-50 Vision, o Personal Jet, que está com o programa de certificação avançado e conta com quase 500 encomendas.

Com sede em Duluth, Minnesota, a Cirrus é conhecida por incorporar a ergonomia de automóveis de luxo a aviônicos e dispositivos de segurança. A Cirrus também anunciou seu novo presidente, o executivo Dave Klapmeier, um de seus fundadores. Ele foi nomeado para o cargo em setembro. Engenheiro aeronáutico e piloto, Klapmeier contribuiu decisivamente no desenvolvimento dos modelos SR20, SR22 e SF-50 Vision.

Fotos: divulgação

Interiores para baron e bonanza

A Hawker Beechcraft Corporation apresenta novos interiores para seus modelos a pistão Baron e Bonanza. Segundo o fabricante, o acabamento é inspirado nos melhores automóveis do mundo e aumenta não só o conforto, mas também a funcionalidade dos aviões. A atualização também inclui um sistema de controle automático de temperatura e um pacote de iluminação LED externa. Os novos recursos serão gradualmente incorporados em produção no segundo trimestre de 2012.


G650 E G280 NA NBAA

A Gulfstream expõe sua frota completa na convenção da NBAA (National Business Aviation Association), em Las Vegas. Os destaques serão os novos G650 e G280, que começam a ser entregues no ano que vem. Além dos lançamentos, compõe a frota da Gulfstream o G550, o G450 e o G150.


Helicóptero com painel de avião

Fotos: Rodrigo Cozzato

A TAM Aviação Executiva, representante da Bell Helicopters, traz ao mercado brasileiro o novo 407GX, que é um aperfeiçoamento do já consagrado modelo com 15 anos de mercado. O GX traz o exclusivo painel Garmin G1000H, com duas telas de LCD de 10,4 polegadas de alta resolução, com instrumentos de voo, informações sobre a navegação, GPS, parâmetros de voo e um importante recurso para os pilotos: uma câmera na parte traseira da aeronave, muito útil nos procedimentos de pousos e decolagens que necessitem de "manobras". É o primeiro helicóptero monoturbina equipado com glass cockpit. "Esse painel traz segurança de operação e informações que antes não se tinha com o painel analógico", afirma Cássio Sánchez, gerente de vendas da TAM. Com 484 litros de capacidade, o 407GX tem alcance de 611 quilômetros e autonomia de quase quatro horas, cruzando a 259 km/h.

Redação
Publicado em 14/10/2011, às 11h20 - Atualizado em 27/07/2013, às 18h45


Mais Reportagens