Instrumentação e desempenho na decolagem estão entre os desafios
A Agência Européia de Segurança de Voo (EASA) vai emitir neste ano, uma nova regulamentação que permitirá a utilização comercial de monomotores turboélice em condições meteorológicas por instrumentos (SET-IMC, também conhecida por SETOps). Para muitos operadores, esta liberação representou uma espera de 20 anos e deve afetar a aviação comercial e de negócios; outros, porém, julgam que seu impacto não será tão grande.
A SETOps não é realmente nova na Europa, já que diversos operadores já voavam protegidos por licenças especiais. É inevitável que a adoção disseminada das novas práticas do voo monomotor em condições meteorológicas IMC traga desafios na eventual adequação das aeronaves aos novos padrões, entre eles a instrumentação para voos por instrumentos (navaids), operações CAT3 e decolagens seguras utilizando apenas 60% da extensão da pista.
Ernesto Klotzel
Publicado em 09/02/2017, às 17h32 - Atualizado às 17h44
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