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ATR lança versão destinada a operação em aeroportos restritos

Variante do ATR 42-600 possibilita decolar em pousar em pistas com apenas 800 metros



ATR 42-600S é destinado a operação em aeroportos restritos e já conta com vinte encomendas

A ATR anunciou que está desenvolvendo um novo membro para sua família de turbo-hélices regionais. A notícia foi confirmada pelo CEO da ATR, Stefano Bortoli, que confirmou o lançamento do ATR 42-600S, destinado a operações de decolagem e pouso curtos.

Segundo o fabricante, esta nova versão não substitui o ATR 42-600, apenas acrescentando recursos para operação de decolagem e aterrissagem em pistas de até 800m com até 42 passageiros a bordo. A adição do sufixo S demonstra a capacidade STOL, acrônimo em inglês de decolagem e pouso curto.

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Até o momento a ATR registrou 20 compromissos de operadores e arrendadores para essa variante, incluindo Elix Aviation Capital, com pedido para dez aviões e Air Tahiti, com mais. A certificação do ATR 42-600S é esperada para o segundo semestre de 2022, com a primeira entrega prevista para o mesmo período.

Comparado a um ATR 42 padrão, o novo modelo terá um leme maior, para maior controle da aeronave em velocidade mais baixa, ainda poderá implantar simetricamente seus spoilers para melhorar a eficiência de frenagem no pouso, além de contar com um sistema de freio automático, garantindo assim que a aplicação da frenagem ocorra imediatamente após o pouso.

De acordo com a ATR, a adição do ATR 42-600S à família abre o caminho para expansão do mercado endereçável em 25%. A fabricante afirma que perto de 500 aeroportos em todo o mundo possui uma pista com comprimento entre 800 e 1.000 metros, agora se tornando aptas a receber operação regular com uma aeronave comercial regional para mais de 40 passageiros.

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Edmundo Ubiratan | Imagem: Divulgação
Publicado em 09/10/2019, às 19h00 - Atualizado às 20h21


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