A ATR e a Tarmac Aerosave ampliaram a parceria para o desmonte e a reciclagem de aviões em fim de vida útil
A ATR e a Tarmac Aerosave anunciaram hoje (18) uma nova parceria para o aprimoramento do desmonte e da reciclagem de aeronaves do fabricante europeu que estejam no fim de vida útil.
O acordo prevê o processo contínuo, com até doze aviões a serem reciclados nos próximos anos. Em 2023, três unidades foram recicladas pela Tarmac e cerca de 85% das peças foram reutilizadas. Este ano, o número de desmontagens está previsto para quatro.
Segundo a ATR, todo o material reutilizável será inspecionado, reparado e certificado de acordo com as normas de aeronavegabilidade de reguladores europeus. O que não tiver serventia, será desmontado para a reciclagem de suas matérias-primas.
Stefano Marazzani, vice-presidente sênior de suporte e serviços ao cliente do fabricante, disse: “No contexto de uma escassez global de peças, nossa colaboração com a Tarmac Aerosave nos permite (...) reduzir ainda mais nossa pegada ambiental e, ao mesmo tempo, oferecer aos nossos clientes um fornecimento pronto de peças de reposição econômicas e de alta qualidade”.
A Azul Linhas Aéreas e a Voepass Linhas Aéreas possuem aeronaves da ATR em suas frotas, dedicadas aos voos regionais.
Por Marcel Cardoso
Publicado em 18/03/2024, às 08h35
+lidas