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2 aviões para o final

Atlas Air recebe antepenúltimo 747 produzido

A Boeing se prepara para encerrar a produção do 747 e Atlas Air recebe o antepenúltimo avião produzido


Atlas Air deverá receber ainda os dois últimos 747 produzidos - Boeing
Atlas Air deverá receber ainda os dois últimos 747 produzidos - Boeing

O antepenúltimo 747 Jumbo foi entregue ontem (4) pela Boeing para a norte-americana Atlas Air. O avião faz parte de um acordo para quatro aviões encomendados em 2021, que marcam os últimos 747-8F produzidos.

A expectativa da Boeing é entregar os dois últimos 747 ainda este ano, encerrando assim a linha de produção do eterno Jumbo após 52 anos.

747-8F Atlas Air
Atlas Air recebeu o antepenúltimo 747-8F e faltam apenas dois aviões para o fim da linha de produção do Jumbo

O 747-8F é a mais recente evolução da família 747, oferecendo uma capacidade de carga útil 20% maior e consumo médio aproximadamente 16% menor que o antecessor, o 747-400F.

“Temos o prazer de receber este 747-8F adicional e agregar mais capacidade e valor aos nossos clientes”, disse John Dietrich, presidente e diretor executivo da Atlas Air Worldwide. “O investimento da Atlas nestas novas aeronaves ressalta nosso compromisso com a gestão ambiental por meio da redução de emissões de aeronaves, consumo de recursos e ruído”.

Lançado em 2005, o 747-8 foi a última e mais profunda atualização do 747, ganhando uma fuselagem 5,5 metros mais longa, atingindo assim comprimento total de 76 metros. As asas ainda foram aperfeiçoadas, ganhando novos raked wingtips, no lugar dos winglets presentes no 747-400. Os motores GEnx foram derivados dos propulsores do 787 Dreamliner, oferecendo maior potência e redução no consumo, emissão de poluentes e ruídos.

A versão cargueira tinha um peso máximo de decolagem (MTOW, na sigla em inglês) de 442.000 quilos, com carga útil de 140.000 quilos e alcance na ordem de 7.600 quilômetros quando com carga máxima.

Apesar das melhorias de projeto, a família 747-8 obteve modesta participação no mercado, com apenas 152 encomendas, sendo 48 do 747-8 Intercontinental, a versão de passageiros, e outros 104 unidades do 747-8F.

O 747-8 é atualmente o único cargueiro ainda em produção com capacidade de carregamento pelo nariz, que promete atender às necessidades de longo prazo do mercado de frete aéreo de cargas indivisíveis.

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Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 05/10/2022, às 15h00


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