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Segurança refinada

Atividade de Inspeção em Voo do GEIV completa 66 anos

A primeira inspeção em voo do GEIV com tripulação e aeronaves nacionais completou 66 anos


O GEIV é responsável pela aferição dos sistemas de auxílio à navegação aérea e pela avaliação dos procedimentos de navegação no espaço aéreo brasileiro - DECEA/FAB
O GEIV é responsável pela aferição dos sistemas de auxílio à navegação aérea e pela avaliação dos procedimentos de navegação no espaço aéreo brasileiro - DECEA/FAB

O Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), unidade aérea do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), completou 66 anos da sua primeira missão, desempenhando um papel crucial na segurança das aeronaves durante todas as fases do voo.

Com uma equipe formada por mais de 200 profissionais, o GEIV é responsável pela aferição dos sistemas de auxílio à navegação aérea e pela avaliação dos procedimentos de navegação no espaço aéreo brasileiro. Seu trabalho assegura a qualidade e a precisão dos voos, acompanhando os avanços tecnológicos da aviação.

Baseado no aeroporto de Santos Dumont, no Rio de Janeiro e subordinado ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), a unidade conta com profissionais treinados como pilotos-inspetores, operadores de sistemas, mecânicos de voo, entre outros.

Em 21 de fevereiro de 1959, foi realizada a primeira inspeção em voo no Brasil com tripulação e aeronave nacionais, marcando um feito histórico. Desde então, o GEIV, ao longo de seus 66 anos de existência, tem conduzido missões nacionais e internacionais com excelência, sempre mantendo um alto padrão de qualidade.

Em 2024, o grupo completou cerca de 1.400 horas de voo de inspeção e foi responsável pela aferição de 970 auxílios à navegação aérea. Segundo o Diretor-Geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, o GEIV é reconhecido mundialmente pela excelência e rigor de suas inspeções, sempre atendendo aos padrões da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI).

A atividade desempenhada pela equipe do GEIV é essencial para garantir a segurança nos aeroportos brasileiros. A equipe de inspeção é composta por seis profissionais altamente treinados: um piloto-inspetor (PI), um piloto operacional de inspeção em voo (1P), um operador de sistema de inspeção em voo (OSIV), dois operadores de sistema de posicionamento de aeronave (OSPA) e um mecânico de voo (MEC).

Esses especialistas inspecionam os perfis de voo e a qualidade dos sinais dos equipamentos de solo, além de verificarem os procedimentos em voo. Realizam análises, medições e, quando necessário, fazem correções para garantir que todos os sistemas atendam aos parâmetros exigidos.

Atualmente, a frota do GEIV conta com oito aeronaves: quatro Hawker 800 XP e quatro Legacy 500, designadas pela Força Aérea Brasileira (FAB) como IU-93-M e IU-50, respectivamente. Essas aeronaves-laboratório estão equipadas com o sistema de inspeção em voo UNIFIS 3000, que permite avaliar os sinais eletrônicos dos auxílios à navegação aérea. Os consoles desses aviões são constantemente calibrados para garantir a precisão necessária na medição dos sinais emitidos pelos instrumentos de solo.

Os voos de inspeção possuem características específicas que exigem grande habilidade e intenso treinamento da tripulação. Eles envolvem longos sobrevoos na mesma área, além de manobras e passagens baixas sobre as pistas dos aeródromos. "Por meio desse trabalho incansável, garantimos a precisão, confiabilidade e segurança para que todos possam voar", explica o Comandante do GEIV, Major Aviador Rodrigo Pereira Drumond.

A atividade de inspeção em voo no Brasil iniciou-se em 1956, com a assinatura do projeto de Controle de Tráfego Aéreo (CONTRAF). Em 1958, foi formada a primeira tripulação operacional de inspeção em voo no país, e o primeiro avião-laboratório foi adquirido.

Em 21 de fevereiro de 1959, a primeira inspeção em voo foi realizada com uma aeronave e tripulação da Força Aérea Brasileira (FAB), visando verificar a adequação do sítio de Itaipuaçu, no Rio de Janeiro (RJ), para a instalação de um VOR, equipamento eletrônico utilizado na navegação aérea.

Por Gabriel Benevides
Publicado em 21/02/2025, às 19h19


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