AERO Magazine
Busca

Atendimento em solo

Associação de empresas de serviços auxiliares de transporte aéreo lança anuário para mapear um mercado que cresce no ritmo dos aeroportos brasileiros


As empresas de serviços auxiliares de transporte aéreo participam de 70% das operações da aviação comercial brasileira. Elas oferecem desde suporte operacional, como abastecimento de água, catering e carregamento de bagagem, até proteção, atendimento em emergências e apoio em transações comerciais. Tal apoio possibilita a realização de cerca de 3.200 voos diariamente no Brasil. A Abesata (Associação Brasileira das Empresas de Serviços Auxiliares de Transporte Aéreo) acaba de lançar o 1º Anuário Brasileiro de Serviços Auxiliares de Transportes Aéreos. Segundo Ricardo Miguel, presidente da entidade, o estudo revelou que o setor investiu R$ 82 milhões em máquinas e equipamentos de apoio no solo em 2013. O levantamento inclui a relação das 211 empresas do setor de ground handling. Com base em dados obtidos em 2013, entre o serviço aéreo público e o privado, foram realizadas 1,95 milhão de operações, das quais 50% foram atendidas por empresas de serviços auxiliares de transporte aéreo. Tais serviços são parte do custo operacional das companhias aéreas e, atualmente, representam cerca de 9% dos custos operacionais das empresas brasileiras com  impacto direto ou indireto em itens como pontualidade, economia de combustível, ganho de produtividade  e segurança.

Em 2013, a aviação comercial teve 152 aeroportos atendidos por companhias aéreas e, desse total, apenas 89 (58%) tinham alguma empresa de serviços auxiliares operando. Contudo, esses 89 aeroportos foram responsáveis por 97% de todos os voos comerciais realizados em todo o território nacional.

Por Santiago Oliver
Publicado em 01/09/2014, às 00h00


Mais Infraestrutura