Módulo HALO foi transportado da Itália aos Estados Unidos a bordo de um An-124 e passará por testes antes de ser integrado à futura estação lunar da NASA
A Antonov Airlines realizou o transporte do módulo HALO (acrônimo em inglês para Habitation and Logistics Outpost), primeiro elemento da futura estação espacial lunar Gateway, que está sendo desenvolvida pela NASA e a Agência Espacial Europeia.
O HALO levado entre a cidade italiana de Turim, e o estado do Arizona, nos Estados Unidos, a bordo de um Antonov An-124-100. A operação foi conduzida em parceria com a empresa de logística Fagioli.
Com peso superior a 55 toneladas e mais de quatro metros de altura, o HALO deixou as instalações da Thales Alenia Space e foi entregue no aeroporto Phoenix-Mesa Gateway, onde será agora submetido a testes nas instalações da Northrop Grumman, em Gilbert, antes da integração com o módulo de propulsão PPE (Power and Propulsion Element), no Kennedy Space Center, da NASA, na Flórida.
Por suas dimensões o HALO exigiu o uso de uma rampa de carregamento de perfil baixo, desenvolvida pela Antonov, além de guindastes externos, para garantir a segurança nas etapas de embarque e desembarque.
Segundo Maksym Bogatov, executivo comercial da Antonov Airlines, a missão representou mais uma aplicação da experiência da empresa em cargas aeroespaciais de grande porte. Ele destacou o papel de missões como esta no avanço da exploração espacial internacional.
O An-124-100 é utilizado regularmente no transporte de cargas complexas e de grandes dimensões, especialmente no setor aeroespacial, devido à sua capacidade de volume e peso.
Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 14/04/2025, às 13h00
+lidas