AERO Magazine
Busca

De olho na Lua

Antonov An-124 transportou modelo do próximo veículo lunar russo

Estrutura em tamanho real pesa cinco toneladas e deverá permitir testes avançados no sistema da espaçonave


Antonov An-124

Antonov An-124 continua sendo um dos principais cargueiros para transporte de itens espaciais

A Volga-Dnepr Airlines realizou o transporte de um modelo em escala real da espaçonave Luna 25, que será a primeira a nave russa a retornar a superfície da Lua.

O modelo, de cinco toneladas, voou entre Moscou para Blagoveshchensk, cidade próximo da fronteira com a China, a bordo do cargueiro pesado Antonov An-124-100.

A Luna 25 foi projetada e fabricada pela empresa aeroespacial russa NPO Lavochkin e servirá para a realização de testes de sistemas no Cosmódromo de Vostochny, localizado em Amur Oblast, no Extremo Oriente russo.

An-124 com mock-up do Luna 25

Modelo em tamanho real da Luna 25 pesa cinco toneladas

A expedição espacial Luna 25 é um projeto russo que visa o retorno do país para a superfície no Polo Sul da Lua, onde deverá pesquisar sobre a evidencia de água congelada em solo lunar. O objetivo será para entender os mecanismos da origem da Lua, podendo oferecer uma nova perspectiva de colonização do satélite natural da Terra e da exploração humana de planetas no sistema solar. Além disso, a missão poderá ajudar entender como a vida surgiu em nosso planeta.

A espaçonave Luna 25 foi criada usando tecnologia exclusivamente russa, incluindo as mais recentes tecnologias do campo da instrumentação espacial. A exceção é a câmera especial, desenvolvida e construída pela Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês).

O governo de Moscou espera poder testar novos conceitos e técnicas para dar o prosseguimento das pesquisas lunares, que foi praticamente extinto após o final da União Soviética, em 1991. Antes, em agosto de 1976, o país havia enviado com sucesso a Luna 24, mas desde então havia abandonado suas ambições lunares.

Por Gabriel Benevides
Publicado em 04/05/2021, às 16h00 - Atualizado às 16h52


Mais Notícias