AERO Magazine
Busca

Até 150 toneladas

Antonov 124 recebe reforços e aumenta capacidade em 20 toneladas

Mudanças estruturais realizadas pela russa Volga-Dnepr amplia carga paga e alcance do gigante


Volga-Dnepr realizou o transporte do foguete Atlas 5 para o Cabo Canaveral, principal centro de lançamento da Nasa

A russa Volga-Dnepr aumentou a capacidade de transporte de carga do An-124 em 20 toneladas, após reforçar o piso e recalibrar os pneus do avião. O gigante Antonov 124 vem recebendo uma série de melhorias nos últimos anos, com seus principais operadores iniciando trabalhos de modernização.

Segundo a Volga-Dnepr, com os reforços estruturais será possível atingir uma carga útil máxima de 150 toneladas, um dos maiores valores disponíveis para um avião cargueiro. O aumento do peso máximo de carga também refletiu na opção de um maior alcance, caso o avião decole com até 120 toneladas de carga paga. Todavia, com peso máximo o alcance foi comprometido, mas atendendo ainda assim a necessidade para transporte de cargas superpesadas.

LEIA TAMBÉM

A empresa russa afirmou que este é o segundo avião do tipo a receber a modernização e que planeja atualizar mais um avião, de sua frota de doze An-124, ainda em 2020. Um quarto avião também deverá ter o peso máximo de carga ampliado no próximo ano.

Recentemente a Volga-Dnepr também realizou o transporte do foguete Atlas 5 para o Cabo Canaveral, na Flórida. O gigantesco foguete de 32 metros de comprimento foi acomodado no amplo espaço interno do piso principal, que conta com 36,5 m por 6,4 m e 4,4 metros.

Considerado o mais poderoso foguete da atualidade, o Atlas 5 será utilizado pela Nasa nas futuras missões para a Lua e Marte. O An-124 é o único avião produzido em série capaz de transportar o foguete e seus motores RD-180, estes de fabricação russa.

  • Receba as notícias de AERO diretamente no Telegram clicando aqui

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 17/06/2020, às 16h00 - Atualizado às 16h39


Mais Notícias