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Após incidente

Anac emite alerta de segurança para o Air Tractor

Após a ocorrência de incidente a Anac emitiu um alerta para a necessidade de verificação estrutural no trem de pouso do Air Tractor


Alerta de Segurança orienta operadores a verificarem preventivamente as condições dos trens de pouso do avião - Divulgação
Alerta de Segurança orienta operadores a verificarem preventivamente as condições dos trens de pouso do avião - Divulgação

A ANAC emitiu um Alerta de Segurança Operacional (ASO) após a ocorrência de um incidente recente com Air Tractor AT-502B, que sofreu a quebra da mola do trem de pouso principal direito durante a decolagem.

O caso trouxe à tona a importância da manutenção preventiva adequada. Após a análise do caso, ficou evidenciado que a falha foi causada por rachaduras e corrosão preexistentes, que fragilizaram o sistema.

O relatório de segurança operacional (ASO) publicado pela agência fornece detalhes sobre as ocorrências e inclui orientações para melhorar a segurança operacional da aviação civil. Embora o ASO contenha recomendações e não tenha força legal, indica alternativas que podem ser adotadas de acordo com as particularidades de cada operador.

Conforme os registros no Mapa de Controle de Componentes da aeronave acidentada, o operador considerava um Tempo Limite de Vida (TLV) de 3.000 horas para a mola, baseado na classificação de serviço “Service Letter” SL nº 104. Todavia, registros no Diário de Bordo e a natureza das operações indicavam um serviço médio que reduziria o TLV para 2.000 horas. 

Apesar da falha ter ocorrido com 610 horas de uso, ou seja, dentro dos limites esperados para operações médias, a investigação do órgão sugeriu que havia falhas sistêmicas na execução do programa de manutenção da aeronave em alguns operadores. 

A ANAC emitiu recomendações preventivas para operadores e ressaltou a necessidade de seguir estritamente o programa de manutenção dos aviões, especialmente no que diz respeito ao TLV das molas do trem de pouso principal, de acordo com as diretrizes da SL #104 da Air Tractor.

A ASO também informou que “o TLV dos componentes normalmente é medido em horas de voos ou números de pousos, sendo que os operadores têm que estar cientes que em alguns casos o número de pousos poderá ser ultrapassado antes do que as horas de voo sejam consumidas”, disse o comunicado.

A agência lembra que, ainda o documento não tenha cumprimento obrigatório, traz informações que podem facilitar a compreensão, organização e execução das atividades já estabelecidas na Seção de Manutenção do Proprietário.

Por Micael Rocha
Publicado em 17/06/2024, às 08h00


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