Operadores dizem que as aeronaves leves esportivas (LSA) são seguras e econômicas, mas regulamentação ainda deve ser aperfeiçoada
Uma pesquisa realizada pela ANAC revelou que as Aeronaves Leves Esportivas (LSA, na sigla em inglês) são vistas como seguras e com menores custos de aquisição e manutenção. Essas características foram destacadas por 51% dos participantes do levantamento como as principais vantagens das LSA.
A enquete, realizada entre 19 de fevereiro e 28 de abril, incluiu mais de 100 integrantes do setor, como proprietários, pilotos e fabricantes de LSA. A ideia da pesquisa foi identificar o perfil dos usuários de aeronaves de pequeno porte, suas necessidades e sugestões. A maioria dos participantes está concentrada na Região Sudeste, com 70% dos participantes.
As participações apontaram que 51% dos envolvidos são micro e pequenas empresas, com metade atuando no setor de LSA há até oito anos. Além disso, 35% dos respondentes que ainda não possuem avião e expressaram intenção de adquirir um, enquanto 17% dos que já possuem pretendem comprar outro.
Quanto às sugestões para a ANAC, 54% dos participantes defendem a redução das restrições para operações com essas aeronaves, como a permissão para voo por instrumentos.
A maioria também apoia o uso do LSA para serviços aéreos especializados e sugerem mais investimentos, especialmente em treinamentos e capacitação da força de trabalho.
Por Micael Rocha
Publicado em 29/08/2024, às 16h49