AERO Magazine
Busca

Aviação agora sobre com a gasolina

Anac divulga lista de aeroportos que registraram problemas com Avgas

Problema atinge lote recém importado de gasolina e agência alerta para máxima atenção dos operadores


Composição ácida da gasolina de aviação levou ao relato de avarias graves no sistema de combustível de aeronaves no Brasil

A Anac divulgou a lista (abaixo) com os aeroportos onde houveram relatos de problemas com abastecimento de Avgas. Até a última segunda-feira (13), haviam sido reportados 73 casos em todo o país.

A Anac montou um grupo de investigação para avaliar os casos e comunicou demais órgãos competentes, como a Agência Nacional de Petróleo (ANP) e o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), além de solicitar reportes dos operadores que identificaram problemas em suas aeronaves.

Em nota a agência afirma que o trabalho de mapeamento de riscos para a aviação geral está sendo conduzido em estreita colaboração com a Associação de Pilotos e Proprietários de Aeronaves (AOPA) e com outros grupos do setor ligados à segurança operacional.

Na última semana, técnicos da Anac e da ANP realizaram coletas de amostras de Avgas feitas em alguns aeroportos que haviam reportes de contaminação. Um resultado final deverá ser apresentado nos próximos dias, mas acredita-se que está restrito a um lote especifico recém importado.

Ainda assim, a Anac emitiu uma série de recomendações emergenciais ao setor de aviação geral, incluindo que os operadores aeroportuários entrem em contato com seus fornecedores de Avgas para identificação do lote disponível em seus estoques, e caso a identificação seja positiva, deverá ser suspenso imediatamente a comercialização e uso do combustível.

Os proprietários e operadores de aeronaves, a recomendação é para que façam antes de cada voo uma inspeção visual dos componentes do sistema de combustível, visando identificar possíveis problemas como indícios de corrosão ou ressecamento de componentes. Evidentemente que caso sejam encontrados problemas a recomendação é que a aeronaves seja retirada imediatamente de serviço e que o caso seja relato a Anac.

Para entrar em contato direto com a agência sobre os casos de Avgas deverá ser acessado o formulário no seguinte endereço: https://forms.gle/75CFhpoBzq1Gw4X97.

As oficinas que receberem esse tipo de caso devem reportar tempestivamente ao Sistema de Dificuldade em Serviço (SDR) da ANAC.

  • Receba as notícias de AERO diretamente no Telegram clicando aqui

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 15/07/2020, às 12h00 - Atualizado em 16/07/2020, às 15h14


Mais Notícias