Aerus sai na frente na América Latina e faz primeiros pedidos de avião comercial elétrico israelense
Em anúncio feito ontem (17), a nova companhia aérea mexicana Aerus e o fabricante do avião comercial elétrico Alice assinaram uma carta de intenção para a compra de 30 unidades.
O fato marca a entrada da nova aeronave de fabricação israelense na América Latina, colocando a aviação do país como a primeira da região a materializar o interesse em aviões elétricos ou híbridos. "Ao entrar em serviço, nosso objetivo é criar novas oportunidades para viagens regionais no México que sejam ambiental e economicamente sustentáveis”, segundo o CEO da Aerus, Javier Herrera Garcia.
A companhia planeja iniciar suas operações ainda este ano, conectando destinos carentes do norte mexicano, tendo como centro de operações o aeroporto de Monterrey (MTY). Inicialmente, sua frota será composta por dois Cessna SkyCouriers para até 19 passageiros e sete turboélices Cessna Grand Caravan EX.
Alice fez o seu primeiro voo em setembro de 2022 e é voltado para rotas sub-regionais ou operações cargueiras, com capacidade para até nove passageiros e dois pilotos, oferecendo velocidade máxima de cruzeiro de 250 nós (460 km/h) e alcance de 440 milhas náuticas (815 quilômetros) e peso máximo de decolagem (MTOW) de 7.484 quilos.
Por Marcel Cardoso
Publicado em 18/01/2023, às 08h54
+lidas