AERO Magazine
Busca

Mais uma tentativa

Alitalia poderá ter frota composta apenas pelos A320 e 787 Dreamliner

Nova empresa pretende resumir a frota em apenas dois modelos de aviões


Alitalia enfrenta há mais de uma década dificuldades financeiras e futuro do grupo se agravou com a pandemia

A Alitalia avançou no plano de reestruturação e iniciou a elaboração do plano de frota, podendo operar agora apenas os Airbus 320 e os Boeing 787. Segundo o jornal italiano Corriere della Sera, a nova gestão estaria planejando utilizar a família A320 nos voos domésticos e intraeuropeus, enquanto o 787 Dreamliner ficaria encarregado de operar as rotas transcontinentais da companhia.

Os executivos justificaram a escolha do 787 por se adequar a rede de rotas planejada pela companhia, além disso, algumas peças do Dreamliner, como as seções de fuselagem e estabilizadores horizontais, são manufaturados na Itália pela Leonardo (Alenia Aermacchi).

A nova companhia (newco) é uma tentativa de manter a marca Alitalia voando, após uma série de problemas econômicos que praticamente inviabilizaram a empresa anterior. A empresa que está sendo comandada pelo CEO Fabio Maria Lazzerini e o presidente Francesco Caio, deve aproveitar apenas os ativos da atual Alitalia.

Com operações revistas e um novo plano corporativo, a Alitalia pretende operar somente com 70 aeronaves, enquanto o seu quadro de funcionários passaria dos atuais 11.500 para cerca de 6.500 colaboradores.

Além disso, a Alitalia Cityliner, companhia subsidiária da Alitalia, pretende se desfazer da sua frota de Embraer 190 e Embraer 170, substituindo ambos os modelos pela família Airbus A220, considerados mais modernos e eficientes. Além disso, segundo a nova gestão, a crise do coronavírus trouxe uma oportunidade de alugar aeronaves de última geração com maiores descontos, tornando viável modernizar a frota regional.

  • Receba as notícias de AERO diretamente no Telegram clicando aqui

Por Gabriel Benevides
Publicado em 17/08/2020, às 09h30 - Atualizado às 11h28


Mais Notícias