AERO Magazine
Busca

Airbus ProSky moderniza Tráfego Aéreo

Empresa foi contratada pela Colômbia e México


A Airbus trabalha com países latinos na modernização do tráfego aéreo

A Airbus, através de sua divisão de gerenciamento de tráfego aéreo, a Airbus ProSky, tem trabalhando junto as empresas aéreas, autoridades e serviços de navegação, na modernização do Gerenciamento de Tráfego Aéreo (ATM) da América Latina.

A sua principal missão é fornecer capacidade adicional utilizando os recursos atuais durante a definição das futuras exigências de espaço aéreo de alta densidade. A esse respeito, a Airbus ProSky está trabalhando no Sistema de Transporte Aéreo de Próxima Geração (NextGen) e do programa Single European Sky Research (SESAR).

Embora o aumento da capacidade continue a ser o objetivo principal, a gestão da demanda é outro elemento-chave da modernização do ATM, conhecido como Gerenciamento de Fluxo do Tráfego Aéreo (ATFM). As companhias aéreas trabalham exaustivamente para otimizar os planos de voo, consumo de combustível e combustível a bordo, mas as operações diárias podem afetar o planejamento, como, por exemplo, a baixa visibilidade, a manutenção da pista ou, simplesmente, o horário de pico, quando a demanda excede a capacidade e pode criar retenção desnecessária ou tempo de taxiamento, que aumentam o custo das operações.

Já presente na América Central e no Caribe, incluindo os novos procedimentos de aproximação RNP (Navegação Baseada em Performance), o sistema aumentará o acesso aos aeroportos e permitirá menor consumo de combustível. A Airbus Prosky foi recentemente selecionada pelos governos da Colômbia e México para implementar o ATFM com o CDM (Collaborative Decision Maker).

A implantação do sistema vai permitir que ambos os países possam antecipar e utilizar de forma otimizada a capacidade disponível nos aeroportos de Bogotá e Cidade do México. Em caso de excesso de demanda, eles serão capazes de tomar medidas eficazes e evitar retenções desnecessárias. As companhias aéreas estarão envolvidas ativamente graças ao processo de CDM, permitindo a priorização dinâmica dos slots.

Redação
Publicado em 06/05/2014, às 12h35 - Atualizado às 12h38


Mais Notícias