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Lucro da Airbus salta 85% no 1.º semestre apesar da queda nas entregas

Airbus lucra 1,5 bilhão de euros no 1.º semestre de 2025, alta de 85%, mesmo com menos entregas e desafios no fornecimento de motores


Airbus amplia lucro líquido em 85% no 1.º semestre de 2025, mesmo com entregas menores e pressão da cadeia de suprimentos - Divulgação
Airbus amplia lucro líquido em 85% no 1.º semestre de 2025, mesmo com entregas menores e pressão da cadeia de suprimentos - Divulgação

A Airbus encerrou o primeiro semestre de 2025 com lucro líquido de 1,52 bilhão de euros, valor equivalente a R$ 9,73 bilhões, alta de 85% em relação ao mesmo período do ano anterior, mesmo diante da queda nas entregas de aeronaves comerciais e desafios persistentes na cadeia de suprimentos.

Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (31). O desempenho foi impulsionado principalmente pela valorização de ativos financeiros e maior rentabilidade em divisões como Defesa e Espaço.

A receita consolidada cresceu 3% no comparativo anual, alcançando 29,6 bilhões de euros (R$ 189,5 bilhões). Foram entregues 306 aeronaves comerciais no período, número inferior às 323 entregues no primeiro semestre de 2024. A divisão de aeronaves comerciais gerou receita de 20,8 bilhões de euros (R$ 133 bilhões), queda de 2% explicada pelo menor volume de entregas. A Airbus Helicopters, por outro lado, registrou aumento de 16% na receita, com 138 helicópteros entregues.

A carteira de pedidos da Airbus atingiu 8.754 aeronaves comerciais, com 494 pedidos brutos e 402 líquidos no semestre. A divisão de helicópteros registrou 171 pedidos líquidos, abaixo dos 233 no primeiro semestre de 2024, enquanto a área de Defesa e Espaço teve entrada de pedidos no valor de 5,1 bilhões de euros (R$ 32,1 bilhões), queda de cerca de 17%.

A empresa disse que reafirma sua meta de entregar cerca de 820 aeronaves comerciais em 2025. O programa do A320 segue com meta de atingir produção de 75 unidades por mês até 2027. Já o A220 deve alcançar taxa de quatorze unidades mensais em 2026, enquanto o A350 visa doze por mês em 2028. Problemas com a fornecedora Spirit AeroSystems têm pressionado o ritmo de produção do A220 e do A350.

A Airbus também informou progresso na aquisição de pacotes da Spirit AeroSystems, embora o fechamento da operação tenha sido adiado para o quarto trimestre, devido a trâmites regulatórios.

Por Marcel Cardoso
Publicado em 31/07/2025, às 09h39


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