AERO Magazine
Busca

Indústria

Airbus Helicopters inicia ensaio em voo do H160

Empresa também apresenta novidades em tecnologia limpa para novos helicópteros


Após os primeiros voos realizados pelo H160, anunciados durante a Paris Air Show, a Airbus Helicopters formalizou o início da campanha de ensaios em voo do modelo.

Durante os primeiros sobrevoos próximos ao solo do H160, que duraram 40 minutos, a equipe de testes pode verificar o comportamento geral da aeronave e fazer algumas métricas e permitir o avanço da campanha de testes para todo o envelope de voo do helicóptero.

O H160 utiliza o sistema Eco Way do Airbus Group que garante à aeronave eficiência energética de 15 a 20% superior em relação aos demais modelos graças à nova geração de motores Arrano da Turbomeca. Essa eficiência, combinada ao uso de uma nova aerodinâmica e a produção em materiais mais leves refletem na redução do consumo de combustível e melhor desempenho.

As emissões de CO2 do H160 também foram calculadas em 20% menores por passageiro em relação aos níveis da gama atual e o índice de ruídos poderá ser reduzido em até 50%, em relação aos helicópteros do próprio fabricante, e 70% a menos do que o índice permitido pelas agências reguladoras. Essa diminuição é possível com o emprego da tecnologia Blue Edge nas pás do rotor principal e no Fenestron, que aperfeiçoaram o desenho aerodinâmico das pás.

Com uma iniciativa chamada Inovação Aberta, a Airbus Helicopters avalia novas tecnologias apresentadas por empresas e laboratórios externos em projetos cooperativos que estejam alinhados às necessidades dos clientes do grupo. Por isso, a empresa vem participando de uma série de testes em vários setores da aviação. Um deles é de um novo tipo de motor a pistão de alta compressão, em apoio à iniciativa de um helicóptero verde, organizado pelo programa de pesquisa do instituto Clean Sky. Após os bem-sucedidos testes em solo com um H120 do instituto nos últimos meses, a Airbus Helicopters entra agora na fase de testes de voo com o primeiro voo previsto nas próximas semanas. O protótipo do H120 com o motor a pistão de 4,6 litros e de alta compressão incorpora tecnologias já aplicadas aos motores de autoignição de automóveis.

Outra tecnologia apoiada pela companhia é o trabalho inovador do uso de compósitos nas pás dos helicópteros e a fabricação da lâmina em tecnologia Blue Egde, que já foi incorporada no H160.

Redação
Publicado em 24/06/2015, às 17h00 - Atualizado às 18h49


Mais Notícias