Indústria

Airbus Helicopters inicia ensaio em voo do H160

Empresa também apresenta novidades em tecnologia limpa para novos helicópteros


Após os primeiros voos realizados pelo H160, anunciados durante a Paris Air Show, a Airbus Helicopters formalizou o início da campanha de ensaios em voo do modelo.

Durante os primeiros sobrevoos próximos ao solo do H160, que duraram 40 minutos, a equipe de testes pode verificar o comportamento geral da aeronave e fazer algumas métricas e permitir o avanço da campanha de testes para todo o envelope de voo do helicóptero.

O H160 utiliza o sistema Eco Way do Airbus Group que garante à aeronave eficiência energética de 15 a 20% superior em relação aos demais modelos graças à nova geração de motores Arrano da Turbomeca. Essa eficiência, combinada ao uso de uma nova aerodinâmica e a produção em materiais mais leves refletem na redução do consumo de combustível e melhor desempenho.

As emissões de CO2 do H160 também foram calculadas em 20% menores por passageiro em relação aos níveis da gama atual e o índice de ruídos poderá ser reduzido em até 50%, em relação aos helicópteros do próprio fabricante, e 70% a menos do que o índice permitido pelas agências reguladoras. Essa diminuição é possível com o emprego da tecnologia Blue Edge nas pás do rotor principal e no Fenestron, que aperfeiçoaram o desenho aerodinâmico das pás.

Com uma iniciativa chamada Inovação Aberta, a Airbus Helicopters avalia novas tecnologias apresentadas por empresas e laboratórios externos em projetos cooperativos que estejam alinhados às necessidades dos clientes do grupo. Por isso, a empresa vem participando de uma série de testes em vários setores da aviação. Um deles é de um novo tipo de motor a pistão de alta compressão, em apoio à iniciativa de um helicóptero verde, organizado pelo programa de pesquisa do instituto Clean Sky. Após os bem-sucedidos testes em solo com um H120 do instituto nos últimos meses, a Airbus Helicopters entra agora na fase de testes de voo com o primeiro voo previsto nas próximas semanas. O protótipo do H120 com o motor a pistão de 4,6 litros e de alta compressão incorpora tecnologias já aplicadas aos motores de autoignição de automóveis.

Outra tecnologia apoiada pela companhia é o trabalho inovador do uso de compósitos nas pás dos helicópteros e a fabricação da lâmina em tecnologia Blue Egde, que já foi incorporada no H160.

 

Da redação

Publicado em 24 de Junho de 2015 às 17:00


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