AERO Magazine
Busca

Airbus Helicopters avança no estudo de novo helicóptero

Projeto baseado no Clean Sky busca aeronave mais veloz e eficiente


A Airbus Helicopters realizou mais uma etapa no projeto para uma aeronave de alta velocidade como parte do programa de pesquisa europeu Clean Sky 2, que visa encontrar soluções eficientes e sustentáveis para a aviação.

O protótipo de um helicóptero de nova geração, com soluções de engenharia ainda em fase de estudos, passou por ensaios em túnel de vento nas instalações do fabricante. De acordo com os resultados, a viabilidade do projeto escolhido em termos de eficiência, sustentabilidade e desempenho, permite a revisão preliminar do projeto, esperada para o final de 2016.

Enquanto isso, o desenvolvimento global registrou o seu primeiro marco oficial envolvendo todos os principais parceiros industriais, concluindo a fase de pré-projeto.

Com base na tecnologia do X3, o demonstrador Clean Sky deverá ajudar a refinar as configurações aerodinâmicas e tornar o modelo mais próximo do ideal para um modelo operacional. Os testes em voo do protótipo estão previstos para começar em 2019.

“É uma honra conduzir esse projeto em conjunto com a Clean Sky Joint Undertaking e o grande número de empresas europeias que participam desse desenvolvimento”, disse Jean-Brice Dumont, diretor técnico da Airbus Helicopters.

O objetivo do projeto da Airbus Helicopters dentro do Clean Sky é buscar não apenas um modelo mais veloz, mas uma melhorias no emprego de velocidade, procurando a melhor equação entre custo-eficiência, sustentabilidade e desempenho de missão.

Um dos objetivos do fabricante é romper com a barreira do custo, geralmente associado com o aumento da velocidade e alcance, e abrir o caminho para novas missões a partir de 2030, fornecendo serviços essenciais de transporte de emergência ou transporte porta-a-porta para os passageiros.

O desenvolvimento do demonstrador conta com uma ampla rede europeia de parceiros industriais, enquanto as instalações da Airbus Helicopters na França, Alemanha, Espanha e Polônia estão envolvidas em atividade de design estrutural e mecânica, outros países como a Romênia, Itália e Reino Unido também contribuem amplamente com conhecimentos para os pacotes de design e a fabricação.

Redação
Publicado em 15/06/2016, às 15h00 - Atualizado às 19h17


Mais Notícias