AERO Magazine
Busca

Airbus 0km só para um próximo governo

Airbus estipula prazo para a entrega de um novo avião a Lula

Entrega de um Airbus A330 só ocorreria em 2027 ou alternativa seria modelo usado ; prazo longo desagradou Lula


Caso confirmada a compra de um A330 novo, entrega só ocorrerá em 2027, no mandato de um próximo presidente - Força Aérea Brasileira
Caso confirmada a compra de um A330 novo, entrega só ocorrerá em 2027, no mandato de um próximo presidente - Força Aérea Brasileira

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ordenou ao Ministério da Defesa estudos em caráter de urgência para a compra de um novo avião presidencial, motivado após problemas ocorridos com o Airbus VC-1 atual em sua viagem em outubro, ao México.

Diante da exigência, a Airbus foi consultada e a previsão de entrega para um A330 novo deve levar cerca de dois anos, o que resultaria em disponibilidade apenas em 2027, em um eventual próximo governo ou já na gestão de outro presidente.

Diante da possibilidade de esperar até o próximo mandato, ou sequer fazer uso do novo jato, a alternativa apresentada foi a aquisição de um A330 usado, já adaptado para o transporte de autoridades e disponível no mercado internacional. 

No entanto, Lula teria demonstrado pouco interesse em um avião de segunda mão, indicando preferência por uma aeronave nova que atenda suas exigências específicas, como autonomia ampliada, sala de reuniões, suíte presidencial, internet de alta velocidade, entre outros.

Durante uma entrevista à O Povo/CBN mês passado, Lula confirmou a intenção de adquirir não apenas um novo avião presidencial, mas também outras aeronaves para atender ministros em deslocamentos oficiais, ressaltando, segundo o mesmo, a importância de segurança para as autoridades governamentais.

No programa, justificativa de Luís Inácio Lula da Silva seria evitar problemas em voos longos, como aqueles com paradas para reabastecimento em viagens para a Europa e a Ásia. 

“Desse problema tiramos uma lição. Vamos comprar não apenas um avião, mas alguns aviões. O Brasil é um país grande com 8 milhões de km², com 360 mil km de florestas tropicais, com 8.000 km de fronteiras marítimas, com 5 milhões de km² de água que é responsabilidade do Brasil. Nós precisamos nos preparar, não podemos ser pegos de surpresa”, justificou.

Inicialmente, foi considerada a adaptação de um dos Airbus A330-200 comprados pela administração anterior, mas o alto custo da instalação de sistemas de internet a bordo fez com que a ideia fosse abandonada. A decisão final depende agora do posicionamento de Lula em relação à compra imediata de uma aeronave usada ou à espera pela entrega de um modelo novo, em 2027.

Por Micael Rocha
Publicado em 04/11/2024, às 09h00


Mais Notícias