AERO Magazine
Busca

Pratt & Whitney GTF

Airbus A321XLR com motores PW recebeu certificação na Europa

A EASA concedeu Certificado de Tipo ao Airbus A321XLR com motores Pratt & Whitney GTF


O modelo já está em operação comercial com os motores CFM LEAP-1A - Airbus
O modelo já está em operação comercial com os motores CFM LEAP-1A - Airbus

A Airbus anunciou nesta sexta-feira (21), que a agência reguladora da aviação civil da União Europeia, a EASA, concedeu Certificado de Tipo para o A321XLR equipado com motores Pratt & Whitney GTF.

O feito ocorreu sete meses após a certificação do modelo com motores CFM LEAP-1A. Com isso, a primeira aeronave equipada com motores PW deve entrar em serviço ainda este ano. "Com a certificação e a entrada em serviço do A321XLR equipado com motores GTF, veremos mais operadores introduzindo essa aeronave revolucionária", disse Christian Scherer, CEO da divisão de Aeronaves Comerciais da Airbus.

O A321XLR é uma opção para companhias aéreas que operam aeronaves de fuselagem larga. O modelo permite o aumento de capacidade, a abertura de novas rotas e a manutenção de operações em mercados com demanda variável. 

O processo de certificação incluiu um programa de testes com três aeronaves. O primeiro avião do modelo realizou seu voo inaugural em junho de 2022 e o início das operações comerciais aconteceu em 2024. Até o momento, mais de quinhentas unidades já foram encomendadas em diferentes mercados.

Por Marcel Cardoso
Publicado em 21/02/2025, às 09h05


Mais Notícias