O primeiro dos 28 Airbus A321XLR encomendados pela Qantas há quase três anos foi revelado
O primeiro dos 28 aviões do modelo A321XLR encomendados pela australiana Qantas em maio de 2022 foi finalizado na instalação alemã da Airbus em Hamburgo, na última sexta-feira (15).
A aeronave (VH-OGA) será batizada como Great Ocean Road (Grande Estrada Oceânica, em inglês) e equipada com motores Pratt & Whitney GTF, embora tenha sido vista sem eles nesta fase.
O modelo substituirá o Boeing 737 em rotas da companhia aérea australiana para o Sudeste Asiático e para as ilhas do Pacífico. Segundo a Qantas, a aeronave permitirá maior conectividade e flexibilidade operacional devido ao seu alcance estendido e eficiência no consumo de combustível.
the first of 28 A321 XLR ordered by @Qantas has left the paint-shop at Airbus Hamburg today and will be VH-OGA, later named "Great Ocean Road", Qantas will operate the XLR to destinations in Southeast Asia and the Pacific Islands by replacing the Boeing 737...
— Dirk Grothe | Aviation Photography (@digro65) February 15, 2025
delivery of the… pic.twitter.com/vFpGocGetH
O Airbus A321XLR contará com um layout de cabine atualizado. A configuração inclui vinte assentos na classe executiva no formato 2-2 e 177 assentos na classe econômica no formato 3-3. As três primeiras aeronaves terão uma capacidade ligeiramente maior na classe econômica, com 180 assentos. Os passageiros terão acesso a Wi-Fi sem custo adicional a bordo e poderão utilizar um aplicativo para streaming de entretenimento durante o voo.
O VH-OGA está programado para ser entregue em abril. A companhia pretende expandir sua frota de aeronaves narrowbody para operações internacionais, e novas entregas do A321XLR ocorrerão nos meses seguintes.
Por Marcel Cardoso
Publicado em 17/02/2025, às 08h30
+lidas