A companhia só conta com 170 copilotos em lugar dos 370 ou mais, recomendados
A companhia aérea estatal Air India está contratando mais de 80 pilotos-junior para seus Boeing 777 e 787. Hoje a aérea indiana só conta com 170 copilotos para tripular uma frota de 15 Boeing 777 e 23 Boeing 787 quando seriam necessários em torno e 370 ou mais.
A Air India deve receber mais quatro 787 bem como três 777, entre julho deste ano e março de 2018. Esses widebodies só são utilizados nas rotas longas e ultra-longas.
Cerca de 95 candidatos foram selecionados para os teses em simulador após aprovação nas provas escritas. Desse total, após passar pelo simulador, 85 serão integrados à Air India.
Esses candidatos já têm a licença de tipo em Boeing 737 e assim a conversão para os widebodies da Boeing é mais fácil do que seria de um Airbus para um Boeing, segundo os instrutores indianos: coisa de 8 sessões para 4 sessões.Os custos para a licença de voar um novo tipo de jato também são menores.
Um 777 necessita de 26 pilotos e um 787, de apenas 16 pilotos, para compor um quadro equilibrado quanto aos turnos de trabalho e descanso. Atualmente, são quase 90 copilotos nos 777 e 80 primeiros oficiais nos Boeing 787.
Caso sejam obedecidos os padrões recomendados, a aérea indiana necessitaria de 195 copilotos para os 15 Boeing 777 e 184 para os 23 Boeing 787.
Sete novos jatos serão adicionados à frota no ano que vem, de modo que a carência de tripulantes técnicos deve continuar.
Por Ernesto Klotzel
Publicado em 25/04/2017, às 12h29 - Atualizado às 13h06
+lidas