AERO Magazine
Busca

Ecosistema em equilíbrio

Aeroportos da região amazônica terão novas estações de tratamento de água

Aeroportos de Manaus, Porto Velho e Boa Vista contarão com novas estações de tratamento de água de reúso até o fim do ano


Somente o aeroporto de Manaus (foto) tratará 400 metros cúbicos de esgoto por dia - Will Recarey
Somente o aeroporto de Manaus (foto) tratará 400 metros cúbicos de esgoto por dia - Will Recarey

Até dezembro, os aeroportos internacionais de Manaus, Porto Velho e Boa Vista, que recebem cerca de 4.8 milhões de passageiros por ano, ganharão novas estações de tratamento que transformarão esgoto em água de reúso.

O serviço contratado pela Vinci Airports, concessionária que administra os terminais, inclui o tratamento de esgotos sanitários, que envolve etapas de tratamento preliminar, físico-químico, biológico e desinfecção. Esse processo requer um estudo aprofundado da caracterização e qualidade dos efluentes para garantir um tratamento e destinação adequados.

Será uma operação de bastante relevância. As Estações de Tratamento de Efluentes (ETEs) terão uma capacidade de tratar 189.360 m³ por ano, entre as três operações", disse Diogo Taranto, Diretor de Desenvolvimento de Novos Negócios do Grupo Opersan, responsável pela operação das estações.

Manaus e Porto Velho voltarão a ser conectados diretamente

A Gol Linhas Aéreas retomará os voos diretos entre os aeroportos internacionais de Manaus e de Porto Velho, a partir de 27 de outubro, encerrando um hiato que durou mais de um ano.

A rota será feita em seis frequências semanais, utilizando o Boeing 737-800, com capacidade para receber até 186 passageiros. As partidas da capital de Rondônia (PVH) serão no fim da noite, às 23h15, e da capital do Amazonas (MAO) à 1h15 da madrugada, seguindo os respectivos horários locais.

Por Marcel Cardoso
Publicado em 24/09/2024, às 08h17


Mais Notícias